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Fique atento: detalhes na hora de comprar pela internet fazem toda diferença

24/10/2014 18h26

SÃO PAULO – O final de ano está chegando e as famílias começam a se preparar para a compra dos presentes de Natal. No Brasil, cada vez mais esse processo ocorre pela internet, tanto pela praticidade de um único “clique”, quanto pelos preços.

Porém, antes de sair gastando por aí, o especialista em e-commerce da Xavier Advogados, Cristiano Diehl Xavier, lembra que o consumidor deve ficar atento na hora das compras. “Alguns detalhes passam despercebidos na hora de efetuar a compra e custam caro para quem presenteia.”

Segundo Xavier, um dos maiores erros do internauta é não conferir a credibilidade do site, o que poderia evitar muitos problemas; a pesquisa pode ser feita no Procon. Ainda sobre os sites de compra, é possível verificar nos canais de reclamações espalhados pela internet, se o escolhido possui muitos clientes insatisfeitos. Além disso, o fornecedor é obrigado a ter CNPJ e o numero deve constar no site.

Depois de realizada a compra, outro problema comum causa dor de cabeça para os consumidores: o prazo de entrega. Em muitos casos as compras realizadas para o Natal chegam apenas no ano seguinte. Assim como o valor exato, o prazo tem que constar antes de aceitar o negócio; o conselho para evitar o atraso é planejar com antecedência a compra. “Planejamento é a palavra mais adequada para evitar incidentes. Ter tempo para pesquisar o fornecedor, avaliar bem a compra e os valores são medidas básicas de segurança”, alerta.

Apesar de ganhar nos descontos e melhores preços, o consumidor deve desconfiar de “milagres” como aparelhos eletrônicos muito baratos. “O valor dos produtos é mais em conta no e-commerce, mas nada exagerado. Fique bem atento às promessas de ‘compre um, leve dois’, por exemplo”, afirma o especialista.

Outro ponto importante é avaliar se o site apresenta outras formas de pagamento, além do cartão de crédito. O Código de Defesa do Consumidor exige que as pessoas tenha o direito de efetuar a compra de outras formas. As compras feitas fora do estabelecimento comercial podem ser canceladas em até sete dias.

Além disso, mantenha em local seguro os dados da compra efetuada, desde o protocolo até a confirmação do pagamento. “Na hora de reivindicar qualquer problema, esses documentos serão um aliado do consumidor. Cada site precisa respeitar as normas do seu país de origem, por isso, não se esqueça de analisar de que importador está comprando”, conclui.