IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Invisto R$ 1 mil por mês; quais são as melhores opções para mim?

24/10/2014 09h00

Pergunta

Sou estudante e quero de estar vivendo melhor daqui 10 anos. Pretendo investir R$ 1 mil por mês. Dessa maneira, com 33 anos há uma maneira de estar bem melhor de vida? Aceito riscos moderados, contanto que possa me considerar bem sucedido no futuro. Ações são o melhor caminho? E os fundos imobiliários? ETFs?

Leitor: Mateus

Resposta de Rodrigo Tonon Marcatti, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF

Olá Mateus,

Acredito sim que seja possível daqui 10 anos você estar vivendo financeiramente muito melhor e isso só dependerá da sua disciplina neste projeto.

É muito importante que você estabeleça regras factíveis de guardar dinheiro todos os meses e que estas regras sejam revisadas cada vez que mude a sua renda total ou estilo de vida.

A questão da escolha do ativo, depende muito do risco que você está disposto a correr e uma vez que você se julga moderado, não me parece correto alocar todos os ovos numa só cesta.

Minha sugestão é que você aloque até 30% de seu capital em ações, sendo no máximo 10% em ações de baixa liquidez e o restante em blue chips (ações de primeira linha, com alta liquidez).

Depois você poderia alocar até 20% em Fundos Imobiliários, de preferencia fundos de fundos ou fundos de títulos imobiliários, aonde o risco é mais pulverizado e você contará com uma gestão profissional na escolha dos ativos finais.

Por ultimo, acredito ser uma ótima oportunidade comprar títulos do governo de longo prazo, como a NTN-B 2050 que lhe garantirá um juros real (acima da inflação oficial) de aproximadamente 6%.

Espero que tenha lhe ajudado e reitero que o sucesso dos seus investimentos dependerá muito mais da sua disciplina em guardar dinheiro do que na escolha dos ativos.

Boa sorte em seu projeto.

Rodrigo Tonon Marcatti é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros ( IBCPF ). 

As respostas refletem as opiniões do autor. O  IBCPF  e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Perguntas devem ser feitas no formulário http://www.infomoney.com.br/onde-investir/infomoney-responde-formulario-pergunta