IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Viajantes não conseguem ficar longe dos dispositivos móveis nem nas férias

24/10/2014 13h42

SÃO PAULO – Tirar férias deixou de ser um momento para se esquecer do trabalho e dos problemas cotidianos. Um levantamento realizado pelo site de viagens Expedia.com.br mostra que os viajantes modernos têm uma alta dependência dos dispositivos móveis.

O estudo Índice MobileExpedia.com.br/Egencia 2014 revela que 94% das pessoas levam pelo menos um dispositivo móvel ao tirar férias, e 97% levam pelo menos um dispositivo em viagens de negócios.

Os gadgets servem efetivamente como um concierge, guia e companheiro para os turistas, que dependem de smartphones e outros dispositivos móveis em todos os momentos. No geral, 76% dos viajantes dizem que seu smartphone é "muito importante/ fundamental" no seu dia a dia, já 70% dizem o mesmo sobre o seu laptop, e 48% afirmam o mesmo sobre o seu tablet.

Os indianos são os mais dependentes dos smartphones, com 95% classificando o dispositivo como "muito importante/fundamental." As pessoas menos dependentes de smartphones no mundo podem ser encontradas na Noruega, onde apenas 57% consideram o seu celular muito importante. Além disso, mais de um terço (35%) de viajantes de todo o mundo usam seus smartphones mais em viagens do que em casa.

Segundo o presidente e CEO da empresa, Dara Khosrowshahi, estamos entrando em uma nova era onde as pessoas utilizam com fluidez a área de trabalho, o telefone, o tablet, até mesmo wearables enquanto sonham, planejam, reservam e, por último, realizam a sua viagem. "Os viajantes não estão apenas pesquisando e reservando viagens no celular, mas também estão elogiando as suas refeições, queixando-se dos provedores e capturando cada detalhe da viagem. Este é o novo ‘normal’ quando se trata de viagens.”

Durante a viagem, tanto os viajantes a lazer quanto os de negócios utilizam as seguintes funções de aplicativos móveis/dispositivos com mais frequência:

• E-mail/mensagens: 61%
• Gravação da câmera/vídeo: 50%
• Mapas/navegação: 47%
• Mídias sociais: 45%
• Clima: 38%
• Utilidades (alarme, calculadora): 33%
• Entretenimento: 24%

Enquanto laptops e computadores são a maneira mais comum para reservar viagens, 78% dos viajantes a negócios usaram seus smartphones para planejamento do passeio e 71% usaram tablets. Outras atividades populares são as compras de hotéis, receber alertas de vôo e check-in de voos; globalmente, 28% dos adultos empregados que possuem um dispositivo móvel usaram um smartphone ou tablet para reservar um hotel.