IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Analista recomenda compra de ação de empresa educacional; saiba qual

30/10/2014 09h00

SÃO PAULO – A consultoria de investimentos Lopes Filho divulgou relatório em que recomenda compra para os papéis da Estácio (ESTC3). Um dos motivos que levou à recomendação é o posicionamento da empresa no setor de educação, que deve seguir em crescimento de acordo com o analista Alexandre Montes.

O especialista ainda projeta crescimento médio anual de 14,8% nos próximos cinco anos para a empresa e de 26,9% para o lucro líquido e o EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações, na sigla em inglês).

“O setor educacional vem crescendo acentuadamente nos últimos exercícios, auxiliado por vários fatores, dos quais os mais importantes são a melhoria nas condições de vida da população (emprego e renda em ascensão), uma consciência crescente da importância do ensino como impulsionador de carreira e os incentivos do governo ao setor”, escreve Alexandre Montes.

No entanto, a Lopes Filho pondera que a Estácio tem adotado atitude de cautela no uso de incentivos governamentais, especialmente o FIES e, mesmo assim, mantém crescimento em patamar semelhante ao do setor em geral. “O maior receio da empresa é o de que, em um cenário de dificuldades fiscais extremas, o Governo possa não ter recursos para promover leilões de recompra mensais de certificados”, relata.

Alexandre Montes ainda destaca a aquisição da Uniseb, pelo valor de R$ 600 milhões. “O preço pago (por aluno) foi, sem dúvida, bastante superior ao padrão das aquisições ocorridas nos últimos anos, mas trouxe vantagens consideráveis para a empresa: aumentou em 12% a base total de alunos; em 56,8% a base de alunos EAD (Ensino à Distância) e ainda marcou sua entrada decisiva no mercado de São Paulo, onde sua atuação até então era tímida”, comenta.

Além disso, a instituição ainda estipula um preço-alvo de R$ 30,00 por ação, totalizando assim um potencial de valorização para o papel de 7,18% em relação ao fechamento do dia 28 de outubro de 2014.