IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Black Friday é oportunidade para pequenos e médios varejistas

27/11/2014 17h13

SÃO PAULO – Quem pensa que a Black Friday é vantajosa somente para os grandes varejistas, que vão conseguir limpar o estoque nesta sexta (28), está muito enganado. Um estudo realizado pelo Scup, ferramenta de monitoramento e análise de mídias sociais, revelou que as redes sociais ajudam a aumentar a competividade dos varejistas de pequeno e médio porte.

Além disso, ao contrário do que acontece em outras datas de grandes vendas no varejo, o consumidor não tem fidelidade às lojas nessa época, uma vez que a decisão de compra é feita de acordo com as melhores ofertas.

Embora a maioria dos consumidores já tenha definido os itens a serem adquiridos na sexta-feira, ainda há espaço para alavancar as vendas por impulso em tickets médio, de até R$ 500. Dados mostram que os consumidores preferem esperar a data para comprar livros e celulares que representam, respectivamente, 23% e 9% das menções de expectativa em relação ao evento.

Os itens mais citados nas categorias de eletrodomésticos, informática, moda e telefonia foram, respectivamente, geladeiras, computadores, tênis e celulares. Dentre aqueles que demonstram interesse em adquirir o aparelho celular, grande parte citou os modelos da Apple.