IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ex-presidente da OGX e rival de Eike, Landim é cotado para assumir Petrobras

19/12/2014 07h48

SÃO PAULO - Novos nomes passam a frequentar as listas de possíveis presidentes da Petrobras (PETR3;PETR4) caso Graça Foster deixe de comandar a estatal. Se ontem, o blog Veja Mercados havia aventado o nome de Nildemar Secches, reportagem da Folha de S. Paulo colocou o nome de Rodolfo Landim no radar. 

Rodolfo Landim é ex-presidente da BR Distribuidora e da OGX e já trabalhou na Petrobras. Atualmente, L andim gere fundos de investimento que investem no setor de óleo e gás e a seu favor, conta o fato de que conhece boa parte do corpo técnico da estatal e de já ter atuado na companhia.

Nos últimos meses, seu nome voltou para o noticiário em meio aos rumores de que ele faria uma oferta hostil pela antiga OGX (OGXP3), através da sua companhia Ouro Preto. Ele já enfrentou uma batalha judicial contra Eike Batista e pediu R$ 500 milhões ao seu ex-sócio, mas a decisão Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro  foi favorável a Eike. 

Landim alegava que tinha direito a uma participação de 1% da holding Centennial Asset Mining Fund, que controlava grande parte das ações do bilionário nas empresas do grupo EBX, cujo valor total seria de R$ 493 milhões. Como defesa, o empresário apresentou um papel onde Eike teria escrito uma promessa de transferir este valor em ações para o ex-sócio. Entretanto, a justiça não reconheceu no texto valor jurídico que obrigasse o bilionário a pagar qualquer valor.