IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Pensando a longo prazo: 7 ações para investir em dividendos em 2015

23/01/2015 13h15

SÃO PAULO - Para quem deseja tomar menos risco e fazer um investimento de longo prazo, é sempre importante olhar quais empresas distribuem dividendos altos e/ou regulares.  Um dividendo é uma distribuição de parte do lucro obtido pela empresa para os acionistas e é uma das únicas maneiras - junto com os juros sobre capital próprio - que o investidor tem de ganhar dinheiro com uma ação sem vendê-la. 

Assim, o InfoMoney entrevistou o economista da Compliance Comunicação, Clodoir Vieira, que selecionou para montar uma carteira com as melhores empresas para se investir em dividendos neste ano. Confira a lista:

1. AES Tietê (GETI4)
Desempenho em 365 dias: +4 ,16%
Para Clodoir, as ações do setor de energia voltaram a ter boa performance e distribuição regular de dividendos. "São empresas consolidadas e que têm tido uma política de dividendos muito boa nos últimos cinco anos. Então acho que mesmo que o PIB fique no zero a zero, não vai afetar tanto essas empresas", disse o economista, que ainda citou como carcaterística positiva da AES, o fato de ela fazer transmissão, que, segundo ele, é quase uma renda fixa. "A energia vai ter que passar pelo fio de qualquer jeito". 

2. Cemig (CMIG4)
Desempenho em 365 dias: +4,37%
Cemig é outro papel que, para Clodoir, tem chance de performar bem, uma vez que, assim como as demais elétricas ela se recuperarou de quedas nos últimos anos, subindo ao longo de 2014. Contudo, o grande diferencial da elétrica mineira é o seu posicionamento dentro do setor.  "A Cemig está muito bem posicionada, ela tem geração, transmissão e distribuição", explicou. 

3. CCR (CCRO3)
Desempenho em 365 dias: +3,21%
A concessionária de rodovias, CCR, está bem posicionada no setor e se o fluxo dela cair com a desaceleração da economia este ano, cairá muito pouco, de acordo com o economista. A empresa detém concessões importantes como a Rodovia Presidente Dutra, que liga São Paulo e Rio de Janeiro. 

4. Ecorodovias (ECOR3)
Desempenho em 365 dias: -5,92%
Assim como a CCR, a Ecorodovias, deve manter o seu fluxo de caixa, segundo o economista. As duas tem um bom histórico de pagamento de dividendos, explicou Clodoir. Por isso, mesmo com o desempenho ruim na Bolsa, ambas acabam sendo opções fortes para o investimento a longo prazo (pelo menos mais de um ano). A

5. Itaú Unibanco (ITUB4)
Desempenho em 365 dias: +31,29%
Maior instituição financeira privada do País, o Itaú tem mostrado ótimos resultados nos últimos anos com seu programa de redução de custos para melhorar sua eficiência. Além disso, o setor financeiro atua como uma proteção natural em um cenário de alta de juros. 

6. Odontoprev (ODPV3)
Desempenho em 365 dias: +18,90%
Clodoir lembra que o setor de medicina e saúde tem mostrado bastante crescimento no Brasil. Além disso, o economista destaca como características positivas da Odontoprev a resiliência de sua demanda, uma vez que os planos de saúde focados no cuidado dentário não são caros e a necessidade das pessoas de saúde não muda tanto com o tempo. Para quem está nas primeiras aulas de economia, poderia se dizer que a demanda da empresa tende a ser mais inelástica.

7. Telefônica Brasil (VIVT4)
Desempenho em 365 dias: +15,48%
Praticamente uma unanimidade entre as recomendações, a Telefônica é citada como uma empresa que tem um investimento muito forte em tecnologia. Para Clodoir, ela tem o diferencial de estar bem posicionada tanto no segmento de telefonia fixa quanto no de telefonia móvel, estando bem preparada também para a fase de transmissão de dados por fibra óptica. "O dividend yield (dividendo pago por ação/cotação da ação) médio da empresa nos últimos 8 anos está em 8,80%, o que é muito alto".