IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Veja 3 conselhos de investimento que Warren Buffett tem para você

29/01/2015 14h45

SÃO PAULO – Warren Buffett tem diversos conselhos para investidores que se resumem a um principal: supere-se. Pare de achar que existe uma fórmula mágica secreta para fazer toneladas de dinheiro do dia pra noite e que você pode descobrir isso por ser mais inteligente que qualquer investidor.

Na verdade, as sugestões dele parecem indicar que o caminho para ficar rico é ir com calma e determinação, afirma a colunista Minda Zetlin do site norte-americano Business Insider. A colunista lista três itens que dão uma ideia dos conselhos do Oráculo de Omaha.

1 – Coloque seus investimentos de longo-prazo em fundos de índice
Isso é o que Buffett diz recomendar para sua mulher. O plano dele é deixar 10% do dinheiro em títulos do governo dos EUA de curto prazo e os outros 90% em um fundo de índice que acompanhe o S&P 500 de baixo custo.

“Eu acredito que os resultados dessa política de investimento no longo prazo serão superiores à maioria dos investidores – sejam fundos de pensão, institucionais ou individuais, que empregam gestores de alto custo”, ele adiciona.

Provavelmente ele está certo sobre isso. Pesquisas parecem apoiar a noção de que fundos de índice superam fundos ativos, inclusive os fundos mútuos, na vasta maioria de tempo. A lógica é simples: uma vez que os fundos de índice são passivos, é só uma questão de comprar todos os papéis em um índice. Os custos são muito menores do que com um sofisticado planejador financeiro.

Fique atento, porém, à expressão “longo prazo”. O mercado de ações pode quebrar e levar anos para se recuperar de novo. Para colher os retornos, você deve ter tempo e disciplina para deixar o dinheiro no fundo de índice e esperar o ciclo de queda.

2 – Aprenda a poupar
Buffett dividiu esse insight durante um especial na televisão no ano passado. “Eu penso que o maior erro é não ter o hábito de poupar corretamente desde cedo. Porque poupar é um hábito”, ele disse.

Outro grande erro é tentar ficar rico cedo. “É bem fácil se dar bem indo aos poucos, mas não é fácil ficar rico rapidamente”, afirma. Uma dica importante nesse caso é separar o dinheiro que será poupado logo que o salário cair na conta, seja fazendo isso todo mês, seja programando aplicações automáticas, uma vez que assim o investidor acaba vendo esse dinheiro como uma “despesa” e programa seus gastos sem contar com ele.

3 – Quando o preço de uma ação cair, compre, não venda      
Buffett seguiu seu próprio conselho ano passado quando perdeu US$ 2 bilhões em uma questão de dias quando resultados decepcionantes derrubaram o preço de alguns dos maiores investimentos dele. Mas, como ele disse publicamente, investidores que saem quando uma ação cai se privam da chance de recuperar o dinheiro perdido quando ela subir novamente.

Buffett disse que gosta de mercados de queda, e quanto mais os preços caem, mais ele gosta de comprar. Mas, em geral, seu conselho para comprar depende das companhias, indústrias e modelos de negócio.

“Se você me disser que o mercado vai cair 500 pontos na semana que vem, eu compraria os mesmos negócios e ações ontem”, ele explicou. “Eu não sei como dizer o que o mercado vai fazer. Eu sei como escolher negócios razoáveis para gerir por um longo período de tempo.”