IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Google confirma rumores de operadora própria de celular

04/03/2015 16h12

SÃO PAULO – Os rumores do início do ano de que o Google estava planejando criar sua própria operadora de telefonia celular se confirmaram. O vice-presidente e chefe de Android, Sundar Pichai, anunciou a novidade durante o MWC (Mobile World Congress), que acontece esta semana em Barcelona.

Segundo o site TmoNews, o projeto seria um MVNO: operadora móvel com rede virtual, que comercializa o serviço, mas aluga a infraestrutura de outra operadora. Pichai deu a entender que ele deve seguir a filosofia do Nexus, uma linha de smartphones do Google que não se preocupa em ser líder de mercado, mas apontar tendências futuras na tentativa de influenciar o mercado como um todo.

"O foco da rede do Google poderia ser a conectividade com dispositivos que não sejam celulares, como relógios, carros e outros aparelhos que cada vez mais vão incluir recursos de conectividade móvel”, afirmou.

Quanto à concorrência com outras operadoras, o vice-presidente garante que este não é o objetivo do projeto. “Operadores nos Estados Unidos são o que move a maior parte dos nossos telefones Android e esse é o modelo que realmente funciona para nós”.

O Google não informou se o serviço estaria disponível somente nos Estados Unidos, ou se também irá abranger outros locais.