IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

5 dicas de como transformar desafios em oportunidades

13/04/2015 09h49

SÃO PAULO – O ano de 2015 promete dificuldades para os empreendedores. O mercado financeiro tem se mostrado mais desafiador já que enfrenta um cenário com a inflação prevista em torno de 8%, a retração do PIB em uma média de 0,83% e a baixa confiança da indústria e comércio.

Para o presidente da Finance365, Alcides Rocha, a opção é “tirar leite de pedra”. Ou seja, buscar oportunidades em cada desafio, novas formas de lidar com a atual situação macroeconômica do país.

“Uma ‘crise’ deixa espaços para reinventarmos a atuação da empresa no mercado e a partir disso criar novas e lucrativas possibilidades”, afirma.

Veja 5 dicas de como descobrir oportunidades valiosas em meio às dificuldades:

Atenção
É imprescindível estar atento às necessidades do seu consumidor, uma vez que ele também é afetado pelo cenário macroeconômico. Ou seja, estar próximo ao público-alvo te possibilita criar novas formas de atuação a fim de atender a necessidade do mesmo e fidelizá-lo.

Crescer
Crises não, necessariamente, pedem um retração. Uma oportunidade vantajosa é adquirir empresas do mesmo segmento que estejam com dificuldades, mas lembre-se que para crescer por aquisição é necessário um planejamento estruturado.

Razão
A tranquilidade e o foco são fatores-chave para transformar uma crise em oportunidade. É importante transparecer serenidade aos executivos da empresa para que todos sejam racionais nas decisões. Não podemos virar reféns da crise e devemos provar para o mercado a solidez da corporação.

 Ajustes
A cada nova real perspectiva de mercado, ajuste o planejamento estratégico ao novo cenário e assim será possível identificar novas chances;

Caixa
Com práticas de Governança Corporativa é possível manter um bom nível de caixa, o que se torna uma peça coringa em meio a uma crise.

“Planejar e executar as ações corretamente é um forma assertiva de administrar uma empresa em qualquer momento. A adoção da Governança Corporativa busca lhe proporcionar o desenvolvimento estruturado, construção da confiabilidade e longevidade para a empresa, pois a prática do conceito corresponde aos processos, costumes, políticas internas e leis que são executadas para fazer a administração de uma organização”, explica Rocha.