IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Saiba como se prevenir em momentos de queda no mercado

24/04/2015 08h50

SÃO PAULO – Um mercado em queda é o grande medo de muitos investidores, afinal, como resistir a baixas generalizadas em ações? A maioria das pessoas, em momentos de pânico, pensa em deixar o dinheiro em caixa enquanto espera por um momento melhor para investir. O colunista do site MarketWatch William Droms afirma que existe a chance de que você consiga entrar no mercado no momento mais baixo dele, no entanto, o mais provável é que você entre de novo apenas em um momento em que o mercado já esteja mais caro do que quando você saiu.

Assim, como se proteger da próxima queda do mercado? Antes de responder a pergunta, o colunista aponta que “a próxima queda do mercado” não implica a possibilidade de o mercado cair, mas sim a certeza de que ele se retrairá em algum momento.

O conselho de Droms é bastante simples: não faça algum movimento só por fazer, espere. A partir do momento que você tiver uma carteira de investimentos bem diversificada, se mantenha dentro da sua estratégia de alocação de recursos.

De acordo com um estudo divulgado no Wall Street Journal, nos últimos trinta anos, o investidor em fundos mútuos de ações nos EUA teve, em média, uma rentabilidade de 3,8% ao ano, contra um ganho de 11,1% ao ano do S&P 500, principal índice de ações do país no mesmo período.

A explicação do estudo para uma performance tão ruim dos investidores é a de que eles compram e vendem fundos no momento errado. Quase ninguém vende quando o mercado está em baixa e daí compra de novo quando ele está mais baixo ainda. A tendência natural é esperar as coisas estarem em um melhor momento e comprar a um preço maior.

Esperar não significa fazer nada. Às vezes faz sentido fazer mudanças táticas ou de estratégia pelo caminho. Por exemplo, se você vai se aposentar, pode ser bom mudar sua alocação de recursos para algo mais conservador. No entanto, a regra é a mesma: mantenha o foco.