IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descubra os 5 maiores erros que você comete na hora de investir (e como evitá-los)

18/06/2015 10h38

SÃO PAULO – Investir é, sem sombra de dúvida, uma decisão acertada para construir um patrimônio financeiro e atingir uma série de sonhos, que vão desde fazer uma boa viagem até comprar uma casa ou ainda se aposentar. Contudo, quais são os erros mais comuns na hora de investir, e como evita-los? O InfoMoney conversou com Ronaldo Bella, sócio-fundador da Allux Investimentos, que listou os 5 erros mais comuns na hora de aplicar o dinheiro.

1 – Acreditar em boatos
São comuns os casos de pessoas que deixam de fazer uma aplicação por levarem a sério um boato de fontes duvidosas. Também é comum o caso oposto, de investidores que recebem uma “dica” de alguém que não é profissional e aplicam em algo achando que essa é uma ideia muito boa sem entender os riscos ou no que está realmente aplicando. “Um amigo dá uma dica e o investidor segue porque é gratuito, não busca uma assessoria profissional e depois acaba se arrependendo”, relata.

2 – Não dar valor para a educação financeira
“Muitas pessoas não dão valor para a educação financeira, a pessoa quer operar na bolsa, por exemplo, mas não quer fazer um curso. Tem gente que prefere perder R$ 1 mil em um mau investimento do que pagar R$ 400 em um bom curso”, aponta o especialista. De acordo com Ronaldo, esse erro acontece principalmente com pessoas que querem aplicar em opções mais arrojadas e obter uma rentabilidade maior.

3 – Confiar cegamente no gerente do banco
O especialista afirma que vê acontecer muitos casos de pessoas que recorrem a profissionais que ela têm certeza que são os mais capacitados, como o gerente do banco principalmente, e na verdade eles não indicarem as melhores opções de investimento. “Muita gente liga pro gerente e fala que tem um dinheiro parado, pede para aplicar e, na verdade, nem sabe o que está fazendo. Essas pessoas acabam acreditando na boa vontade do gerente, sendo que ele tem metas para bater e o produto que ele indicar pode ser o melhor para a instituição e não para o investidor”, relata Ronaldo.

4 – Investir sem continuidade
“Já vi casos de pessoas que juntam algum dinheiro, querem investir para alcançar objetivos de vida mas param por aí, sem continuar investindo ou criando um cronograma de aplicações periódicas”, conta o especialista. Ele aponta que essas pessoas, muitas vezes, colocam uma grande quantidade de dinheiro uma vez e não seguem aplicando, ao invés de manter um esforço periódico e assim alcançar seus objetivos com mais facilidade.

5 – Acreditar que só é seguro investir em bancos
“E na poupança”, complementa Ronaldo. Para o sócio da Allux Investimentos, a crença de que tirar o dinheiro do banco é algo inseguro faz com que os investidores acabem não procurando melhores opções de investimento. “O que as pessoas não entendem é que existem uma série de regulações do mercado financeiro e as pessoas vão achar segurança em corretoras com certeza”, conclui.