IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descubra os 4 erros mais comuns na hora de investir em um imóvel

29/06/2015 09h00

SÃO PAULO – Imóveis são um dos investimentos preferidos dos brasileiros que têm algum dinheiro sobrando na conta. Seja para lucrar com sua valorização, ou ainda para ter uma renda estável com aluguel, muitas pessoas acabam escolhendo essa opção de investimento. No entanto, quais são os erros mais cometidos ao investir em imóveis? O InfoMoney conversou com Alexandre Amorim, sócio da assessoria de investimentos Par Mais que listou 4 erros cometidos pelos brasileiros quando decidem investir em imóveis.

1 – Se apegar à propriedade

“O erro que eu mais vejo de pessoas que investem em imóveis é o apego excessivo ao bem. Os investidores não tratam o imóvel como um investimento, mas sim como um bem”, relata o especialista. Ele ainda cita o caso de pessoas que compram casas na crença de que a região em questão irá se valorizar, mas não pensam em vender nunca essa casa para embolsar o ganho e investir em outra oportunidade, sempre apegadas e esperando mais valorizações.

2 – Não saber o quanto seus imóveis valem

Outro erro clássico apontado por Amorim é não saber o quanto o imóvel vale. “Como o mercado de imóveis não é um mercado aberto, como o de ações, por exemplo, as pessoas colocam o preço que acham que vale e ponto final. Muitas vezes essas pessoas deixam de vender o imóvel por uma diferença pequena entre o preço oferecido e o preço pedido, quando poderiam embolsar o lucro de uma vez”, assinala Amorim.

3 – Ouvir demais a opinião de terceiros

O especialista comenta que, quando as pessoas perdem dinheiro com investimentos, elas não costumam comentar com os outros. “Ninguém fala quando perde dinheiro, você vê conhecidos ganhando dinheiro e quer ganhar também”, conta. O melhor, nesse caso, é não perder tempo ouvindo conselhos ou dicas de parentes e amigos e buscar uma assessoria profissional de investimentos que possa, efetivamente, entender as necessidades do investidor e apontar as melhores opções.

4 – Não colocar na ponta do lápis os gastos com o imóvel

Amorim também lembra que quem quer investir em imóveis deve colocar na ponta do lápis os gastos relacionados com a aplicação. “Muitas pessoas esquecem de ver as despesas com reformas, com IPTU, com impostos na hora da venda, com condomínio, por exemplo”, relata. Todas essas contas acabam fazendo muita diferença na hora de calcular qual foi a rentabilidade do investimento.