IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

7 dicas para trabalhar de maneira proativa (e não reativa)

29/07/2015 11h20

SÃO PAULO – Ser proativo no trabalho pode parecer uma tarefa difícil, mas, na verdade, para trabalhar dessa maneira basta organizar seu tempo, organizar suas atividades e sempre coloca-las em uma ordem de prioridade.

Claro que, com muitos e-mails a serem respondidos e prazos curtos, “organizar o tempo” pode soar como algo inútil, mas se parar para analisar tudo o que faz durante o dia e quanto tempo cada coisa demanda, você consegue trabalhar de maneira proativa e ainda otimizar seu tempo.

Confira as dicas do Entrepreneur para trabalhar de maneira melhor:

1.Às segundas-feiras, anote as coisas que você deve fazer durante a semana
Para isso, é preciso identificar quais são as coisas que apenas você pode fazer e que vão influenciar em outras coisas – ou seja, tarefas de urgência. Outras pequenas coisas podem ser adiadas para a semana seguinte ou serem concluídas em alguns minutos.

2. Trabalhe dentro de sua lista de prioridades, não de acordo com sua caixa de entrada
Uma vez que você começa a checar os e-mails que recebe, é difícil parar – e isso pode tomar boa parte do seu tempo. Minimize o tempo que você dedica a sua caixa de e-mail para, antes de conferir e responder, conseguir concluir sua lista de prioridades.

3.Responda e-mails apenas em períodos pré-determinados
O ideal é que você confira sua caixa de entrada apenas duas ou três vezes ao dia. Responda os e-mails em um período de tempo e dê prioridade ao que é necessário.

4.Programe seu tempo
Separe alguns dias de sua semana para, por exemplo, ter apenas reuniões e outros para fazer outras tarefas, criando uma espécie da agenda “temática” – cada dia será voltado para um tipo específico de tarefa. A intenção de fazer isso é não deixar que outras coisas atrapalhem seu dia.

5.Quebre os grandes projetos em pedaços pequenos de trabalho
Projetos muito longos podem acabar levando à procrastinação, já que você demanda muito tempo em uma única atividade e pode acabar cansando. Se você conseguir separar a atividade maior entre os dias da semana, será algo mais produtivo.

6.Não pense demais, apenas faça
Se você pensar demais nas mil possibilidades de alguma tarefa, algo que poderia ser concluído em pouco tempo pode acabar levando horas. Trabalhe de forma que você consiga fazer as coisas em seu tempo natural, sem pensar demais.

7.Comemore o que você está conseguindo concluir durante o dia
Ao final do dia, sempre pare para refletir no que você conseguiu concluir e se prepare para outro dia de trabalho. Você deve orgulhar-se de tudo o que conclui.