IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Antigo motor da economia global, o Brasil é hoje o "homem doente" dos emergentes, diz FT

03/08/2015 18h36

SÃO PAULO - Apesar da crise econômica no Brasil não ser uma novidade, o jornal britânico Financial Times decidiu destacar nesta segunda-feira (3) as dificuldades que o País está enfrentando, com destaque para o setor automobilístico, um dos principais motores da economia e o maior exemplo dos problemas que a indústria passa. Segundo e publicação, o  Brasil passou de "motor da economia global" a "homem doente" dos mercados emergentes.

"O país passou de um dos motores da economia global, como umas das nações com crescimento acelerado dos chamados Bric, a homem doente dos grandes mercados emergentes", diz o texto. Além disso, a publicação ainda destaca a alta do desemprego no Brasil e a queda da confiança do empresariado.

"A agência de classificação de risco Standard and Poor's está considerando cortar sua nota de grau de investimento para junk [sem grau de investimento]. O país está quebrando todos os recordes da forma errada", destaca o FT.  Entre os grandes emergentes, a reportagem aponta que apenas a Rússia deve ter um desempenho econômico pior do que o do Brasil este ano, segundo previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Apesar do cenário desfavorável, o FT diz que a recessão atual é uma retração cíclica e não uma crise profunda, como a que o país sofreu nos anos 1980 e 1990. O jornal ainda destaca a baixa popularidade de Dilma Rousseff e os desdobramentos da Operação Lava Jato. "Desde o segundo turno das eleições, o governo não foi capaz de produzir uma boa notícia", disse Renato Meirelles, diretor da empresa de pesquisa de mercado Data Popular, ao jornal.