IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

4 atitudes que podem te ajudar a ficar rico

07/08/2015 11h51Atualizada em 07/08/2015 14h03

SÃO PAULO – Ser rico é o sonho de muitas pessoas, mas a realidade de poucas. Não existe uma fórmula ou receita pronta para isso, e também não é algo que normalmente acontece de um dia para o outro. É preciso trabalho duro, determinação e conhecimento sobre aonde quer chegar.

Se você já faz tudo o que é necessário e ainda assim não consegue chegar aonde deseja, existem algumas atitudes que podem ajudar, segundo o site CNN Money. Confira:

1. Descubra o que você quer

Para conseguir o que você mais quer na vida, o primeiro passo é decidir o que você quer. Faça uma lista, decida quais metas são prioridade e trabalhe nos menores apenas depois que os mais importantes estiverem providenciados.

2. Restrinja suas dívidas

Diminuir suas dívidas não é tão difícil quanto parece: basta cortar gastos e colocar qualquer dinheiro extra para preenchê-la. Para isso, é preciso primeiro descobrir para onde vai seu dinheiro e cortar despesas extras que não são essenciais. Se isso não for suficiente, tente diminuir as despesas fixas.

Outra opção é conseguir uma renda extra, seja negociando um aumento, arrumando um segundo emprego, etc. Uma vez que você tiver o dinheiro para isso, faça uma lista de suas dívidas e comece pagando as que possuem taxas mais altas.

3. Invista em previdência privada

O diferencial da previdência privada é que você pode ajustá-la como quiser em termos de valor e periodicidade. O dinheiro que for investido irá crescer sem impostos e, caso queira desistir do plano, será totalmente recuperado.

4. Entre no mercado

Caso você tenha algum dinheiro sobrando e não saiba onde investir, os fundos mútuos são uma boa opção. O dinheiro vem de diversos investidores em um portfólio de ações e outros valores imobiliários, e cada investidor pega uma parcela do total.

O gerenciamento do fundo fica por conta de um profissional, que toma todas as decisões importantes. É cobrada uma taxa anual, geralmente de 0,2% até 1%.