IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Especialista elabora estratégia para dobrar capital em apenas 5 anos; confira

01/10/2015 08h53

SÃO PAULO – As atuais turbulências econômicas no Brasil têm feito muitas pessoas perderem o sono. No entanto, quem não deve estar reclamado desse cenário é o investidor em renda fixa. Os títulos prefixados do Tesouro Direto chegaram a pagar mais 17% na semana passada e ainda remuneram acima de 16%.

De acordo com estudo da Maceió Investimentos, considerando um vencimento de 16,13% para um título prefixado com vencimento em 2021, a rentabilidade bruta obtida pelo investidor será de 119,25%. Descontando a cobrança de imposto de renda, o resultado fica em 101,37%. Isso significa que o investidor consegue dobrar seu capital em apenas cinco anos.

O sócio do escritório Pedro Barreto afirma que as taxas prefixadas aumentaram justamente por causa do ambiente de maior incerteza no país, incluindo a perda do grau de investimento.

“Mesmo com a situação fiscal abalada, perda do grau de investimento e inflação alta, o Tesouro Direto segue sendo o investimento mais seguro do país, com risco soberano”, diz o assessor de investimentos.

No entanto, o especialista declara que esse ganho de capital é nominal, sem descontar a inflação, “que de fato importa”. “Mas essa rentabilidade de curto prazo é muito alta e o risco é extremamente baixo. A ideia é que o investidor tenha prazo um pouco maior para deixar seu dinheiro lá”, atesta.

Pedro afirma, ainda, que o investidor pode sair de um prefixado antes do vencimento, mas, nesse caso, corre o risco da chamada marcação a mercado e pode, inclusive, embolsar prejuízo em seu investimento.