IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Entenda o que os milionários buscam ao investir suas fortunas

23/11/2015 09h38

SÃO PAULO – O Brasil ocupa o 16º lugar na lista da World Wealth Report de pessoas mais ricas no mundo e o 9º no Estudo da Riqueza Global de 2015 do banco suíço Credit Suisse. Para investir e administrar todo o dinheiro dos milionários existem os especialistas em wealth management, que são especializados na gestão de fortunas.

“A exigência de conhecimentos e aptidões exigidas deste profissional é extensa. Não basta ser especialista apenas em uma área. É necessário ter familiaridade com temas diversos como investimentos, previdência, seguros e planejamento fiscal e sucessório. Ainda assim, não seria adequado negligenciar o desenvolvimento de habilidades como conselheiro, mediador e psicólogo”, explica Ivo Brandão, assessor de investimentos da Global Investimentos. Para ele, essas habilidades e competências são importantes no desenvolvimento e construção do relacionamento com o cliente milionário.

Para se ter uma ideia do perfil dos ricaços brasileiros, segundo ranking da revista Forbes, o país possui 31 bilionárias. Os Estados com o maior número de bilionários são São Paulo (68), Rio de Janeiro (24) e Minas Gerais (15) e a área de negócio varia de cerveja a calçados, passando por comunicação e agronegócio.

“Este perfil de cliente demanda informação e revisão constante das alocações de investimento e situação patrimonial. É indispensável entender minuciosamente os objetivos financeiros e perfil do investidor”, explica Brandão.

Aqueles que querem se tornar gestores de patrimônio devem estar cientes da rotina intensa de preparação de relatórios, reuniões, eventos, seminários, atualização constante de informação e acontecimentos político-econômicos, construção de relacionamento com o cliente e a busca por estabelecer uma relação de confiança entre cliente e gestor. “Corriqueiramente surgirão compromissos profissionais fora do horário de trabalho e aos fins de semana. É preciso estar sempre disponível. Principalmente nos momentos de mudanças, instabilidades e acontecimentos não previstos”, indica o assessor.

Gestão de riscos eficiente

Em um portfólio com mais de seis zeros, a busca principal é por preservação de capital e gestão de riscos eficiente. Este investidor já acumulou um ótimo patrimônio financeiro proveniente de sua atividade profissional. “É comum o investidor com condição financeira bem estabelecida apresentar uma disposição apenas moderada a assumir riscos, uma vez que a fase de construção, crescimento e acúmulo de capital foi ultrapassada, diferentemente do investidor comum, que muitas vezes possui por objetivo o crescimento do capital investido”, explica Brandão.

Outra distinção importante entre o investidor milionário e o investidor comum é o acesso a produtos financeiros e taxas diferenciadas. Segundo Licelys Marques, assessora de investimento da Praisce Capital, um investidor milionário tem acesso a operações exclusivas destinadas apenas a investidores qualificados (patrimônio acima de R$ 1 milhão) e terá maiores opções de escolha de investimentos. “Esse público também conta com taxa de remuneração de aplicações mais interessantes devido ao volume de aplicação”, indica Licelys.

Quando o volume de investimentos ultrapassa os R$ 10 milhões passa a fazer sentido criar um fundo exclusivo de investimento, que terá uma equipe de gestores e analistas focada diretamente nos investimentos. Esse tipo de operação tem vantagens fiscais para o investidor, como, por exemplo, compensação de lucros e prejuízos de diferentes categorias.

Para Mikael Fontes, assesor de investimentos da InvestPartner, é importante ter em mente que portfólio milionário requer um acompanhamento mais ativo. "Estamos gerenciando um volume financeiro maior, o que exige acesso a mais informações e demanda mais tempo. Gerenciar recursos, conhecer a fundo o perfil do investidor, o prazo e vencimento de cada uma das aplicações de seu cliente e mitigar o risco existente em uma carteira de investimentos requer prazos diferentes para volumes financeiros diferentes", explica. 

Investimentos no exterior

Por conta do cenário econômico brasileiro, conturbado e com a perspectiva de continuação de desvalorização do real, Ivo Brandão indica que é possível observar que o investidor milionário aumentou significativamente a parcela de investimentos no exterior, principalmente nos Estados Unidos. “Títulos, ações e fundos multimercados foram as principais apostas destes investidores. O temor quanto a piora das condições econômicas, possibilidade de elevação de impostos e mudança de regras tributárias foram alguns dos motivos apontados pelos investidores para essa fuga de investimentos para o exterior”, explica.

Mas não só de investimentos em dólar é formado o portfólio milionário. Com a Selic (taxa básica de juros) em 14,25%, eles veem na renda fixa um dos principais destinos de suas alocações. Títulos privados, como CDB e principalmente LCI/LCA (Letra de Crédito Imobiliário e Letra de Crédito do Agronegócio) ganharam força na carteira de investimentos dos milionários. Os títulos públicos atrelados à inflação (NTN-B) também aparecem como um dos investimentos mais procurados pelos investidores milionários, indica Brandão.

Outros produtos comuns desse perfil de investidor são os fundos multimercado, renda variável (ações e fundos de ações), pelo menos de 20% a 30% do patrimônio, produtos estruturados e previdência privada como instrumento de planejamento tributário e sucessório.

Ainda assim, Fontes ressalta que não existe uma aplicação ideal para um determinado nicho do mercado, visto que esta é uma escolha personalizada e que depende do perfil de cada investidor, e esse perfil é o que deve ser considerado na hora de administrar e gerir um portfólio. 

Confiança 

Tanto para Licelys quanto para Brandão, a palavra chave da relação gestor x investidor é confiança. “Nós acabamos sendo o link entre o investidor e o mercado financeiro, sendo assim, é preciso confiar”, explica Licelys.

“Confiança e transparência são os grandes pilares desta relação. O gestor de patrimônio é o responsável pela seleção, alocação e monitoramento dos investimentos dos clientes milionários e essa relação deve ser construída com o tempo”, explica Brandão. Fontes completa: " A relação entre investidor e assessor é de longo prazo, se tornando uma amizade".