IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

7 citações de Charlie Munger, o braço direito de Warren Buffett

24/11/2015 14h15

SÃO PAULO – Ben Carlson, autor de livros e jornalista americano, inicia seu artigo no site Business Insider deixando bem claro que, ainda no início da carreira chegou a ser um grande devoto de Warren Buffett, mas foi só ganhar um exemplar de "Poor Charlie’s Almanack: The Wit and Wisdom of Charles T. Munger" (Almanaque do pobre Charlie: A Sagacidade e Sabedoria de Charles T. Munger, em tradução livre), para que sua atenção se voltasse para o parceiro de Buffett.

Já fã de Munger, e depois de ler o recente livro " Charlie Munger: The Complete Investor " ( Charlie Munger: O Investidor Completo, em tradução livre), escrito por Tren Griffin , Ben decidiu reunir algumas frases do sócio de Buffet que são pouco conhecidas, mas que ensinam e ajudam a entender a mente de um dos grandes magnatas dos investimentos.

Sobre inteligência emocional
“Muitas pessoas com QIs altos são investidores terríveis pois eles tem um temperamento terrível”  

Sobre as perdas no mercado de ações
“Você precisa de paciência, disciplina e capacidade para receber as perdas e enfrentar as adversidades sem enlouquecer”.

Sobre excesso de confiança
“A maioria das pessoas que tentam investir não são boas nisso. Mas o problema é que, mesmo que 90% por cento não sejam bons, todo mundo acha que faz parte dos 10%".

Sobre a importância de um processo baseado em regras
“Acredito muito que, para resolver grandes problemas, o melhor caminho é usar um checklist. É preciso ter as prováveis e as improváveis respostas com você, do contrário, é fácil perder algo importante”.    

Referente a admitir seus erros
“Eu gosto de pessoas que admitem que eram completamente burras. Eu sei que vou ter um desempenho melhor se eu esfregar meu nariz em meus erros. Este é um truque maravilhoso que deve ser aprendido”.  

Referente a eficiência do mercado        
“Eu acho que é mais ou menos certo que o mercado em si é eficiente, o que torna muito difícil de vencer apenas sendo um investidor inteligente. Mas eu não acho que o mercado seja eficiente em tudo. E a diferença entre ser totalmente eficiente e pouco eficiente deixa uma enorme oportunidade para pessoas, como nós, obtermos retornos incomuns”.  

Sobre princípios
"Você deve ter uma bússola interna. Dessa forma você saberá todos os caminhos seguir e quais você não irá trilhar de forma alguma. É assim que nós tentamos operar".