IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Confira as 20 empresas que mais investiram em aumento da produção nos últimos 12 meses

Agência Brasil
Imagem: Agência Brasil

01/12/2015 11h48

SÃO PAULO - Segundo um levantamento da consultoria Economativa, a Petrobras (PETR3; PETR4) é a empresa com maior Capex (investimento em bens de capital)  entre as companhias de capital aberto brasileiras, com R$ 67 bilhões, e é seguida apenas de longe pela Vale (VALE3; VALE5), com R$ 25,0 bilhões. Além delas, Telefônica Brasil (VIVT4), JBS (JBSS3) e Eletrobras (ELET3; ELET6) também fizeram investimentos biblionários para aumentar auas capacidades produtivas. 

Os números aparecem justamente em um momento de crise da economia brasileira, que tem como resultado a queda nos investimentos da maior parte das firmas locais. A consultoria fez uma análise levando em consideração a divisão do Capex pela depreciação, esta última compreendida como a perda natural de valor dos bens de capital utilizados para a produção de um produto. O Capex/Depreciação, então, é um valor percentual que se for igual a 100% significa que a empresa investe apenas o bastante para manter sua operação, enquanto valores acima disso mostram que a companhia está expandindo a sua capacidade produtiva. 

As 172 empresas analisadas pela Economatica revelam que a mediana do indicador no mês de setembro de 2015 é a menor já registrada na série histórica da consultoria, com 132,6%. O maior valor da amostra aconteceu no quarto trimestre de 2011 quando o indicador foi de 236,9%.

A Economatica  listou o Capex  dividido pela depreciação anualizado de todas as empresas de capital aberto não financeiras de dezembro 2010 até setembro de 2015 em períodos trimestrais.

Veja a lista das empresas que mais investiram neste terceiro trimestre de 2015: