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4 sinais de que seu chefe é terrível (ou de que é um mau gestor)

05/01/2016 09h41Atualizada em 05/01/2016 20h10

SÃO PAULO - Seu chefe não lembra do seu nome? Trata você como um capacho? Exige mais do estagiário do que deveria? Existem inúmeros exemplos de problemas de liderança pelos quais você pode passar no trabalho e quase todo mundo tem uma história para contar

Isso pode ser um problema para o andamento de uma empresa ou organização. Não a toa, muitos departamentos de Recursos Humanos adotam meios para tentar descobrir se o trabalho dos chefes está agradando a seus funcionários –e, muitas vezes, o próprio gerente nem sabe quando não está.

O site "Business Insider" separou uma lista com quatro tipos de comportamentos que fazem de uma pessoa um chefe ruim. Fique atento a eles:

1. Não escutar seus funcionários

De acordo com uma pesquisa feita em 2015, é muito comum que as ideias dos subordinados não sejam levadas em consideração pelos gestores. Mais de 600 funcionários disseram que não é incomum sugerir uma opção para melhorar o trabalho, mas o chefe não dar ouvidos.

Em vez de descartar ideias, os gestores deveriam tomar um tempo do dia para escutá-las e analisá-las, mesmo que elas não sejam implementadas no final. É importante que as pessoas se sintam ouvidas e valorizadas.

2. Culpar outras pessoas

Outra pesquisa mostrou que a cada cinco funcionários, um tem um chefe que passa a “batata quente” para outra pessoa quando algo não sai como o planejado no trabalho. 

m bom líder gastaria o tempo na resolução do problema, não buscando um culpado.

3. “Abandonar” um funcionário

Um bom líder deve confiar em sua equipe e oferecer liberdade e independência. Isso, entretanto, não significa abandonar essas pessoas em suas tarefas. 

Apenas 13% dos funcionários de uma pesquisa da Gallup disseram “concordar totalmente” que seus gestores os ajudavam a estabelecer metas.

4. Focar no negativo

Ao oferecer feedbacks, muitos líderes podem acreditar que é importante focar nos pontos que os funcionários precisam melhorar, mas o exagero disso pode impactar de maneira negativa no trabalho das pessoas.

A pesquisa da Gallup descobriu que 67% dos entrevistados “acreditam fortemente” que os gestores focados em pontos positivos também estavam comprometidos com resultados. É importante mostrar às pessoas que o trabalho delas é necessário e que elas fazem parte da equipe.