IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Veja investimentos para garantir uma aposentadoria tranquila

iStock
Imagem: iStock

12/01/2016 09h15

SÃO PAULO – Ter uma aposentadoria tranquila, viajar, aproveitar a vida e descansar sem grandes preocupações com dinheiro. Esse é o sonho de muitas pessoas. No entanto, como investir para garantir que esse objetivo seja alcançado com sucesso?

O Tesouro Direto, programa de compra e venda de títulos públicos do governo federal, pode ser uma opção indicada para o investidor de longo prazo, em especial o Tesouro IPCA+, título que tem sua rentabilidade atrelada ao índice de inflação. “Por um problema conjuntural da nossa economia, o momento em 2016 é bom para investidores com visão previdenciária”, afirma Rafael Pavan, sócio da RP Capital.

Atualmente, é possível encontrar na plataforma do governo títulos com rentabilidade real de mais de 7% ao ano, aponta Licelys Marques, assessora de investimentos da Praisce Capital. “Depois que a taxa de juros no Brasil cair teremos que buscar outras formas de investimos mais agressivas e arriscadas como ações e fundos multimercado”, acredita Licelys.

O segredo, nesse caso, é escolher títulos com vencimento próximo à aposentadoria. “Por exemplo, um investidor com 40 anos hoje e pretensão de aposentadoria aos 65 anos, deve pegar um vencimento em 25 anos”, explica a assessora de investimentos.

Carollyne Mariano, sócia da Atlas Invest, também comenta sobre os fundos de investimento para quem tem maior apetite a risco. Os fundos multimercados permitem que se invista em vários tipos de aplicações e com estratégias diferentes. Assim, resta ao investidor buscar os melhores gestores e fundos para atingir seu objetivo.

Apesar de essas opções poderem vir a ser ótimas escolhas, o investidor deve lembrar sempre de qual é seu prazo de investimento, aponta Márcio Baena, da Ação Belém Investimentos. “Por exemplo, é possível colocar em produtos de renda fixa com vencimento de 2 ou 3 anos e assim conseguir as melhores taxas do mercado de renda fixa e com garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito)”, comenta.