IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Veja onde e quanto investir por mês para se tornar um milionário em 20 anos

14/01/2016 09h24

SÃO PAULO – Ser um milionário é o sonho de muita gente. Afinal, com R$ 1 milhão na conta, é possível conseguir muito mais segurança e estabilidade para manter uma vida tranquila e com mais conforto. No entanto, o que é preciso para conseguir ficar milionário em um prazo de 20 anos? O InfoMoney conversou com Aldo Pessagno, diretor da Manhattan Investimentos, para saber quanto investir por mês para alcançar o objetivo.

Estimando um retorno real de cerca de 0,3% ao mês para a carteira, o assessor de investimentos chega a conta de que para conseguir a quantia em duas décadas, seria necessário investir R$ 2.850 todo mês. Essa estimativa de rentabilidade já leva em conta a inflação e também a tributação sobre as aplicações financeiras.

E onde investir esse dinheiro? Com a atual rentabilidade dos investimentos de renda fixa, é importante manter boa parte do capital atrelada a essa modalidade, em especial com a taxa básica de juros nos altos patamares atuais.

Um plano sugerido por Aldo seria o investimento de cerca de 70% do portfólio em renda fixa, sendo 50% em pós-fixados, 10% em prefixados e 10% em títulos atrelados à inflação. Os outros 30% seriam divididos em 20% em fundos multimercados e 10% em ações. No entanto, o investidor deve procurar sempre uma assessoria profissional para saber seu risco, seus objetivos e assim concluir a melhor opção para investir.

“Vale lembrar que podemos estar próximos de uma mudança na tributação de alguns produtos financeiros, ou seja, se isso de fato ocorrer, o plano teria que ser revisto também”, relata o assessor de investimentos.