IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Tenho renda de R$ 1.800 por mês; onde investir o que sobra?

19/01/2016 15h00

SÃO PAULO – Com uma renda líquida de R$ 1.800 por mês, um leitor do InfoMoney aplica o que sobra na caderneta da poupança. No entanto, ele percebeu que esta aplicação tem rendido muito pouco e questionou qual o melhor investimento para aplicar o dinheiro que consegue poupar. O seu objetivo é juntar para comprar um carro.

O assessor de investimento Fabio Vieira Tenorio, da Veneza Investimentos, lembrou que a poupança realmente não é uma boa opção atualmente, já que o seu rendimento tem ficado abaixo da inflação – ou seja, quem investir na caderneta perde poder de compra ao longo do tempo. “Outros tipos de investimento são melhores no momento”, diz.

De acordo com Tenório, uma boa alternativa para a caderneta são os títulos públicos negociados por meio do programa Tesouro Direto.

O investimento é bastante acessível, já que é possível investir 1% do valor do título. Além disso, o Tesouro Direto conta com títulos diferentes para cada perfil de investidor: títulos prefixados (Tesouro Prefixado), pós-fixados atrelados à Selic (Tesouro Selic) e títulos indexados à inflação medida pelo IPCA (Tesouro IPCA+), que pagam a inflação mais um prêmio definido na hora da compra.

Para pode avaliar melhor seria necessário saber o valor do veículo e quanto o leitor dispõe para investir mensalmente, mas o Tesouro Direto é uma opção interessante à caderneta de poupança: é acessível e descomplicado”, afirma Tenorio.