IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Calor e chuva elevam preço de hortaliças; tomate e cenoura sobem mais de 50%

Junior Lago/UOL
Imagem: Junior Lago/UOL

26/01/2016 11h55

SÃO PAULO - O clima instável, com altas temperaturas e fortes chuvas foram determinantes para a elevação dos preços das hortaliças nas principais Centrais de Abastecimento (Ceasas) do país. É o que aponta o Boletim Prohort de Comercialização de Hortigranjeiros nas Ceasas em 2016, divulgado nesta terça-feira (26) pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).  

De acordo com a publicação, as cotações das hortaliças devem permanecer elevadas no primeiro trimestre, uma vez que há expectativa de maior frequência de chuvas para o período.

Dentre os itens pesquisados o destaque é para a alta no preço do tomate e da cenoura. Entre novembro e dezembro do ano passado, o tomate sofreu um reajuste de até 55,28% nos preços. Já para a cenoura a valorização chegou a 56,45%.

As importações da cebola voltaram a crescer e ocuparam destaque na comercialização, levando ao aumento dos preços. Se comparado com 2014, houve um aumento de aproximadamente 80% da importação.

Espera-se, ainda, uma quebra de cerca de 50% da safra caso se confirme a baixa produtividade na região sul, provocada pelo excesso de chuvas.

No caso das frutas, os preços também seguem elevados devido à queda da oferta em alguns entrepostos atacadistas, aliada com a alta demanda das frutas no final do ano.

A alta do dólar também provoca pressão nos preços a partir dos custos de produção, ao mesmo tempo que impulsiona cada vez mais as exportações. 

As frutas com maiores elevações de preços apontadas pela Conab entre novembro e dezembro do ano passado foram a maçã, (+44,35%) e a melancia (+61,19%). Em contrapartida, a laranja foi um dos poucos itens com queda nas cotações (-28,86%).