IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

É hora de começar a comprar ações da Bovespa, diz analista; entenda

Nelson Almeida/AFP
Imagem: Nelson Almeida/AFP

12/02/2016 08h30

SÃO PAULO - O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, sempre respeitou uma movimentação em "M" (forte alta, dois topos duplos e queda abaixo do fundo anterior), segundo análise feita pelo economista Osney Cola em 2012. 

De acordo com ele, o mercado brasileiro vive ciclos desde 1963. 

Por isso, a chance de que a Bolsa caísse nos últimos meses para mínimas piores que as de 2008 era grande. A "profecia" de fato se cumpriu e rompemos com força a mínima registrada no ápice da crise de 2008. 

Mas, para o analista, essa notícia não é ruim.

Em entrevista ao InfomoneyTV na quinta-feira (11), Cola disse que, como já atingimos as mínimas desse ciclo histórico do mercado, há uma grande possibilidade de o Ibovespa retomar um movimento de alta rumo aos "topos duplos", semelhantes ao formados em 2008 e em 2010 (que são justamente suas máximas históricas).

Ou seja, há uma grande chance de que a Bolsa comece a subir em breve.

'Girar a chave'

Para Cola, agora o investidor deve "girar a chave" para começar a ver o mercado com bons olhos e comprar ações.

"Uma coisa que eu aprendi na prática no mercado é que se você quer ser um investidor, você tem que ter facilidade para mudar de ideia", disse Cola.

Não há um momento claro para dizer que a Bolsa chegou ao fundo e vai reverter a tendência. Mas há uma chance muito maior de engatarmos um movimento de alta do que de acentuar ainda mais as quedas nos próximos meses, diz o economista. 

Se a Bolsa seguir caindo por mais anos, é sinal de que o Brasil quebrou e seus investimentos em ações seria o menor dos problemas, complementa.

Para o investidor conservador, que prefere um sinal mais claro de mudança de tendência, o especialista recomenda aguardar um "zigue-zague" de alta entre 42.000 pontos e 43.500 pontos.

Sobre as ações que podem puxar essa retomada do Ibovespa, Cola diz que não é possível cravar quais serão, mas disse estar de olho nos papéis do setor financeiro e na Ambev, que são as ações que possuem maior participação na composição do índice.

Empresários aplicam investimento em dólares para superar a crise

Band Notí­cias