IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Confira 5 decisões difíceis, mas necessárias, na hora de investir

12/02/2016 16h03

SÃO PAULO – Investir não é, necessariamente, uma decisão fácil. Todas as pessoas que decidem aplicar seu dinheiro sempre passam por indecisões e algumas dúvidas no processo. No entanto, quais seriam as decisões mais difíceis de se tomar? O colunista do site MarketWatch Paul Merriman listou dez delas e o InfoMoney compilou cinco que podem ajudar você a investir melhor.

A primeira delas seria decidir em quem confiar. Se você encontrar um assessor que coloque os interesses dele na frente dos seus, você pode acabar perdendo dinheiro, assim, o melhor é escolher um profissional realmente capacitado e que traga bons argumentos e pesquisas para calcar as recomendações de investimento.

A próxima decisão difícil é admitir os erros na hora de investir. Se livrar de algum investimento pode ser ruim em alguns casos, mas ainda assim é bom cortar perdas de uma vez por todas. Outra decisão difícil é desistir da crença de que será possível superar o mercado. Ao invés de tentar superar, o colunista aconselha os investidores a apenas seguir o mercado com bons fundos de índice.

Mais uma escolha difícil apontada por Merriman é saber quando risco tomar. Tome muito risco e você poderá perder muito. Tome pouco e poderá ficar para trás da inflação. Outra decisão é a de escolher entre poupar ou usar o dinheiro para outras necessidades, o ideal, nesse caso, seria escolher uma porcentagem fixa da renda para ser guardada para o futuro.