IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Crise econômica impacta na produção de biodiesel, que recua 5,5% em 2016

17/05/2016 15h30

SÃO PAULO - A produção nacional de biodiesel somou 894 milhões de litros no primeiro trimestre de 2016, registrando, portanto, uma queda de 5,5% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Na avaliação da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), o resultado negativo na produção do biocombustível está relacionado com o fraco desempenho econômico nacional, já que o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) teve queda de  1,44% sobre o último trimestre de 2015, ano em que o PIB encolheu 3,8%.

"A queda no ritmo de operação da economia é sentida de forma direta no consumo de combustíveis, especialmente de diesel, uma vez que esse é o principal combustível usado em veículos utilitários", disse a Abiove por meio de comunicado.

Segundo a entidade, o menor consumo do diesel B (mistura de diesel mineral ao biodiesel) que tem provocado queda na produção desse biocombustível, porque o seu consumo ocorre de forma compulsória, ao ser misturado em 7% ao diesel mineral, na comercialização em todo o território nacional. 

Nos três primeiros meses do ano, a região Centro-Oeste respondeu por 44% de todo o biocombustível fabricado, seguida das regiões Sul (38%) e Nordeste (8%).