IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Sete atitudes que podem destruir suas chances em uma seleção de emprego

01/06/2016 09h50

Entrevistas de emprego requerem uma postura e aparência sérias e profissionais. Mesmo que você tenha todas as habilidades necessárias para a vaga, tenha um currículo impecável e seja qualificado para ela, algumas atitudes durante a entrevista podem fazer com que você perca a oportunidade.

Em entrevista ao site Inc., a expert em desenvolvimento de carreira Vicky Oliver explica que muitos fatores podem fazer com que a entrevista não seja bem-sucedida, principalmente comportamentais.

Durante a entrevista, o recrutador vai tentar imaginar como você será no dia a dia, qual será sua postura diante de algumas situações. Para que ele tenha uma boa impressão, tenha em mente quais hábitos e atitudes você deve evitar, segundo Vicky:

1. Chegar atrasado, mesmo com um bom motivo

Chegar atrasado no processo seletivo passa uma impressão ruim nos selecionadores. Para evitar o atraso por algum imprevisto, o ideal é se programar para chegar no local ao menos meia hora antes do horário agendado para a entrevista. Caso você chegue muito adiantado, pode esperar em seu carro, uma cafeteria ou algum lugar próximo e apresentar-se cinco minutos antes do horário previsto.

2. Não conseguir fazer contato visual  

Falhar ao fazer contato visual pode ser entendido como um sinal de fraqueza ou desonestidade, embora não seja necessariamente um sinal correto. Olhar diretamente nos olhos da outra pessoa deve ser algo natural e que, provavelmente, vai ajudar em diversas situações sociais.

Segundo a autora, não fazer contato visual implica uma falta de confiança e timidez que podem prejudicá-lo em ambientes de trabalho.

3. Roupas inapropriadas

Roupas muito chamativas podem até ser memoráveis, mas não são apropriadas para uma entrevista de emprego. A escolha de roupa que você fizer vai refletir seu profissionalismo e a maneira como você encara um emprego e ambiente de trabalho.

Mesmo que seja um ambiente de trabalho casual, fazer a entrevista com roupas casuais pode levar ao entendimento de que você será casual também sobre o trabalho.

4. Ter má postura

Fique atento a sua postura durante a entrevista de emprego: é normal relaxar em algum momento, o que pode deixar sua postura menos séria e mostrar que você está relaxado até demais.

Vicky explica que ter uma má postura, mesmo que sem intenção, pode significar “falta de confiança, nervosismo e arrogância”, tal como manter os braços cruzados no peito e ficar balançando as pernas.

5. Falar demais

Ficar agitado e ansioso são reações comuns quando se está nervoso, mas que funcionarão contra você durante uma entrevista de emprego.

Pessoas que “fazem muitas perguntas ao entrevistador, tagarelam em suas respostam ou se sentem compelidos a preencher qualquer silêncio”, segundo Vicky, farão com que os entrevistadores se lembrem delas por esse motivo.

6. Falar muitas gírias

Ter uma gramática ruim é um sinal de que as habilidades de comunicação do candidato não são boas. Gírias e frases coloquiais não se encaixam no mundo profissional, onde a linguagem escrita e falada deve ser impecável.

Pior ainda é usar uma linguagem depreciativa e desrespeitosa, que, como explica a autora, mostra uma falta de sofisticação e de autocensura.

7. Canais de comunicação inapropriados

Mesmo que o seu endereço de e-mail seja pessoal, tenha cuidado com a foto, nome de usuário do e-mail e todas as informações às quais o recrutador possa ter acesso - elas podem ser inapropriadas. Se necessário, crie um e-mail somente para uso profissional, para entrar em contato com as empresas.