IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Como lidar com as finanças aos 20, 30 e 40 anos

12/08/2016 16h59

SÃO PAULO – Quando se trata de administrar o dinheiro algumas atitudes são fundamentais, não importa a sua idade. A consultora financeira e presidente da LearnVest, Alexa von Tobel, explica ao Business Insider que não ter dívidas no cartão de crédito, criar um fundo de emergência e poupar para a aposentadoria são atitudes importantes para ter uma base financeira sólida.

Porém, há alguns objetivos e considerações que mudam conforme vamos envelhecendo e amadurecendo. A especialista explica como administrar sua vida financeira da melhor maneira em diferentes fases da sua vida.

Aos 20 - Começando sua vida financeira

Garota adolescente segura quantia de dinheiro - Thinkstock - Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Saiba quanto dinheiro você tem 

Segundo Alexa, é importante entender que desde agora você deve monitorar suas finanças e, antes que possa enfrentar qualquer operação financeira, você precisa saber com quanto você está começando. Primeiro, verifique seu limite de crédito e fique de olho para não ultrapassá-lo.

Em seguida, ela sugere que você calcule o seu patrimônio líquido total – inclua todo o dinheiro que você recebe e subtraia todas as suas dívidas. E, finalmente, certifique-se de saber exatamente qual a sua receita e quanto dinheiro você está gastando nas despesas diversas.

Estabeleça suas metas

Com cerca de vinte e poucos anos, duas coisas estão a seu favor: um pouco menos de responsabilidades e o tempo, explica a especialista.

Isso coloca você na melhor posição possível para estabelecer as bases da sua vida financeira e os objetivos que você quer alcançar a longo prazo. O que significa que é a melhor hora para se organizar e pensar no futuro.

Para Alexa, você deve guardar um pouco de dinheiro para uma emergência, ou começar a pagar um valor para aposentadoria, e se concentrar em não acumular dívidas, principalmente as de cartão de crédito.

Aos 30 - Mantendo suas finanças na direção certa 

30 - Thinkstock - Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Solidifique suas finanças

As mesmas facetas da segurança financeira se aplicam quando você está com 30, só que agora você precisa ser ainda mais empenhado em alcançar as metas estabelecidas - e com menos tempo. Ainda mais porque nessa época outros gastos podem surgir, por exemplo com a compra de uma casa ou com o nascimento de filhos. Ou seja, manter uma reserva de emergência é essencial.

Segundo a especialista, o ideal é ter uma reserva que seja suficiente para 12 meses, caso você perca o emprego ou outra despesa surpresa apareça. Provavelmente nessa fase você ganhará um salário maior e poderá definir metas maiores para si mesmo, a fim de alcançar algum objetivo.

Planeje novos objetivos

As metas quando se chega aos 30 começam a sofrer algumas alterações e para cumpri-las é preciso considerar quanto elas vão realmente lhe custar. Tenha um planejamento de custo para cada objetivo, assim você vai conseguir administrar melhor o dinheiro.

Aos 40 - Consolidação financeira

homem e mulher no computador, trabalho, escritório, trabalhando, executivos - Shutterstock - Shutterstock
Imagem: Shutterstock

Mantenha o foco na sua base financeira sólida

Agora mais maduro e com mais experiências, administrar suas finanças está ficando cada vez mais fácil. Mas consolidar sua base financeira ainda é crucial. Dívidas de cartão de crédito não devem existir e o fundo de emergência que você começou lá pelos 20 anos deve continuar existindo e sem alterações, avalia Alexa.

Além disso, de acordo com ela, você está mais perto de se aposentar, de modo a tentar contribuir com pelo menos 20% do seu salário para aposentadoria.

Nessa fase, vai chegando a hora de consolidar sua vida financeira. Administre seu dinheiro de modo que você possa viajar mais e viver novas experiências, explica Alexa.

Outro ponto é a educação de seus filhos, que exige uma quantia de dinheiro considerável ainda maior conforme eles forem crescendo. Então é válido pensar nesse custo desde cedo. 

Pesquisa "mapeia" como pessoas mais ricas do mundo gastam dinheiro

redetv