IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

5 gastos bancários desnecessários que prejudicam seu orçamento

iStock
Imagem: iStock

24/08/2016 11h15

SÃO PAULO – Muitas vezes as pessoas acabam gastando dinheiro com coisas que nem percebem e que, no fim das contas, fazem total diferença no orçamento. Segundo especialistas, alguns gastos financeiros podem ser cortados ou reduzidos para poupar e investir melhor.

1 – Conta bancária

Claudio de Lucca, assessor de investimentos da Valor a Mais investimentos, explica que é possível fazer contas digitais no banco de forma gratuita. Essas contas não contam com cobrança de taxas de manutenção, mensalidade e ainda possibilitam fazer algumas transferências gratuitamente.

Esse tipo de conta se limita a serviços que possam ser utilizados pela internet, celular, autoatendimento eletrônico e caixas eletrônicos, sem interação com funcionários no banco.

2 – Cheque especial “sem juros”

Jansen Costa, assessor de investimentos da Fatorial Investimentos, explica que, para o cliente ter acesso ao cheque especial sem juros por um curto prazo de tempo, ele precisa pagar uma taxa de manutenção de conta maior para o banco. “Se você colocar na ponta do lápis, essa taxa maior sai até mais cara do que pagar os juros pelo período do cheque especial”, explica.

3 – Cartão de Crédito

É muito comum o banco oferecer cartões de crédito adicionais para seus clientes. Jansen comenta que esse é um gasto completamente desnecessário e que essa anuidade extra pode pesar quando todas as despesas forem somadas.

4 – Operação de ações

Jansen ainda comenta que não costuma ser uma alternativa vantajosa operar ações com a corretora do banco de varejo. “Em uma instituição financeira independente você consegue taxas de custódia muito mais atrativas, e isso faz diferença no longo prazo”, aponta o assessor de investimentos.

5 – Taxa de carregamento

A previdência é um excelente investimento para quem quer se planejar para a aposentadoria. Porém, Jansen destaca que a taxa de carregamento e a taxa de saída podem ser problemas sérios para o investidor. A taxa de carregamento é uma cobrança feita antes mesmo da pessoa aplicar seu dinheiro no fundo de previdência e atrapalha a rentabilidade da aplicação.