IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Orçamento apertado? 6 dicas de quem aprendeu a viver bem com pouco dinheiro

Getty Images
Imagem: Getty Images

01/09/2016 14h41

SÃO PAULO - Administrar as finanças é uma tarefa complexa e quando as dívidas fogem do controle o desafio fica ainda maior.

Cameron Huddleston é jornalista e especialista em finanças pessoais e contou ao site "Business Insider" suas experiências financeiras com muito pouco dinheiro e o que aprendeu tendo de viver com uma renda muito baixa quando jovem.

“Os anos de vacas magras realmente me ajudaram a tomar decisões financeiras melhores e eu consegui assumir o controle do meu dinheiro”, explica Huddleston.

Ela conta que tinha de almoçar em casa e encontrar os amigos em algum restaurante depois, porque não tinha dinheiro para pagar a refeição. “O meu salário era pequeno, e eu vivia em Washington, que tem um padrão de vida alto, então eu passei por várias situações difíceis”, diz.

A jornalista elencou seis lições de quando ela quase 'faliu' e o que ela aprendeu com a experiência.

1. Não gaste além do que seu salário pode pagar

Para isso é necessário se planejar. Quando Cameron começou a trabalhar não comprava roupas novas todo mês, nem saia para jantar fora toda semana.

“Hoje percebo que morava em um apartamento muito caro, se comparado com o salário que eu ganhava, era mais do que os meus meios permitiam”, explica.

O aluguel do apartamento consumia metade da renda total que ela tinha. “E eu não percebi, de início, o quanto seria difícil manter todas as contas em ordem com um aluguel tão alto”, afirma.

“É fácil cair em armadilhas como um aluguel muito caro, ou gastos como jantares e roupas caras. Eu quase fali e perdi tudo”, adverte Cameron. Hoje, o aluguel da casa em que Cameron vive com o marido não ultrapassa 20% do salário dos dois juntos.

2. Saiba a finalidade do seu dinheiro

Se você deseja acabar com a angústia de viver com o salário contado todo mês, é necessário saber para onde está indo o seu dinheiro.

“Quando eu quase fali, eu tinha de saber exatamente para onde ia cada centavo do meu salário. Se eu gastasse um pouco a mais do que o planejado no supermercado por exemplo, eu estaria em apuros no fim do mês”, conta Cameron.

3. Tenha uma reserva de emergência

“Realmente é difícil guardar um dinheiro para emergências quando não se tem uma quantia nem para pagar as contas no fim do mês. Mas aprendi que essa reserva é feita para estar preparada para algum imprevisto”, explica.

“Considere fazer pequenos sacrifícios agora para construir uma reserva segura”, sugere Cameron.

4. Divirta-se gastando pouco dinheiro

“Eu aprendi, quando tinha muito menos dinheiro, que é possível se divertir gastando pouco –ou nada”, afirma Cameron.

Ela conta que junto com o marido, à época namorado, faziam trilhas de bicicleta pela região, iam a eventos e museus gratuitos na cidade, ou simplesmente recebiam os amigos em casa.

Ter um orçamento apertado pode ser um pouco estressante, mas se você souber gerenciá-lo com sabedoria é possível fazer tudo. “Não deixe de se divertir apenas porque o salário não permite luxos. Pesquise formas mais baratas de entretenimento”, explica.

5. Encontre formas de melhorar a situação financeira

“Em vez de ficar reclamando do orçamento apertado, você deve pensar em soluções para aumentá-lo”, diz Cameron. Ela conta que foi atrás de um segundo emprego.

“Tive de sacrificar meu tempo livre, e o trabalho não tinha a ver com a minha área, mas valeu a pena, porque, a partir desse momento, consegui aumentar minha renda e guardar um pouco de dinheiro”, conta.

Além disso, ela diz que se mantinha antenada com as oportunidades de empregos melhores do que a dela. “Certamente fazer uma jornada dupla é mais fácil quando se é mais jovem, mas são escolhas”, avalia Cameron.

6. Não desanime

“Eu nunca me senti mal por ter de viver com um salário baixo e um orçamento apertado”, explica Cameron. “Eu sabia que minha situação era temporária, porque eu estava tomando medidas para melhorar minha carreira, minhas finanças e a maneira com que eu gerenciava o meu dinheiro”, conta.

O segredo, segundo ela, é sempre agradecer pelo que tem e procurar correr atrás do que planeja para melhorar as condições financeiras.