IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Especialista em finanças conta maior erro dos jovens na hora de investir

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

12/09/2016 08h59

SÃO PAULO – Uma das melhores decisões que você pode tomar quando é jovem é começar a poupar e investir o quanto antes e com maior frequência possível. Segundo a colunista do site Business Insider Tanza Loudenback, você conseguirá fazer seu dinheiro render muito mais se começar a poupar desde cedo.

No entanto, de acordo com a planejadora financeira Mary Beth Storjohann, fundadora da empresa de planejamento financeiro Workable Wealth, o grande erro de alguns investidores é perder tempo se preocupando com as finanças dos outros e não com a própria. 

A geração Y, em particular, comete o erro de achar que deve estar no mesmo ponto, financeiramente, que outras pessoas da mesma idade, diz Storjohann. Ela conta que clientes costumam perguntar como estão financeiramente em comparação com outros clientes dela ou outras pessoas que ela tem conversado.

Quanto investir?

Muitas pessoas se perguntam quanto deveriam poupar. Segundo Storjohann, não há uma quantidade exata.

“Poupar realmente depende de suas metas e do estilo de vida que você tem agora e do estilo de vida que você almeja para seu futuro”, comenta a planejadora financeira. Ela não gosta de estabelecer números para as pessoas, mas calcula algumas linhas gerais para começar. “Se você está na casa dos 20, tente poupar ao menos 10% de sua receita líquida. Se está nos 30, tente investir pelo menos 15%”, afirma.

Comparação 

A especialista comenta que, especificamente em relação aos mais jovens, há muita ansiedade e estresse em relação a dinheiro, e isso acontece especialmente por conta das mídias sociais e a forma como nos comparamos uns com os outros.

O conselho da especialista é buscar um planejador financeiro que ajude a organizar suas finanças e que você consiga entender como investir de acordo com sua meta, seja ela se aposentar rico ou largar o trabalho para viajar o mundo. De acordo com ela, é importante que você faça seus investimentos focado em suas necessidades e não na dos outros.