IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Executivo dá 5 dicas básicas para você construir uma fortuna

Thinkstock
Imagem: Thinkstock

22/09/2016 10h57

SÃO PAULO – Na hora de construir patrimônio, ter um plano é importante, mas também há atitudes pequenas que fazem diferença no longo prazo. Nick Clements, fundador da empresa Magnify Money, deu suas 5 melhores dicas para construir uma fortuna para o site "Business Insider".

1 – Elimine dívidas de cartão de crédito o quanto antes

É impossível juntar qualquer dinheiro com dívidas de cartão de crédito. O melhor que você pode fazer é deixar suas contas em dia e sempre se esforçar para pagar a fatura cheia do cartão de crédito, para assim evitar entrar em uma bola de neve de contas.

2 – Pare de gastar dinheiro em coisas que se desvalorizam

Só porque você pode pagar por aquele carrão novo, não significa que você deve comprá-lo. Na hora de fazer compras, alguns itens compensam no longo prazo, enquanto outros, como carros chiques, só se desvalorizam a partir do momento que você os compra.

3 – Invista o quanto puder em recursos que vão se valorizar

Por outro lado, colocar seu dinheiro no mercado de ações ou em um bom imóvel pode ser uma decisão inteligente. Colocar dinheiro em coisas que ajudam a construir uma fortuna enquanto você senta e olha é um dos maiores segredos para ser rico, segundo o Clements. 

4 – Não tente superar o mercado

Em vez de tentar acertar todo dia as melhores compras no mercado de ações, é mais fácil começar pela rota mais fácil, seguindo o mercado com um fundo de índice barato. Isso significa que você acompanhará a tendência geral do mercado, que, no longo prazo, tende a ser de alta.

5 – Reveja a maneira como você se vê

Se você é conhecido no seu grupo como a pessoa mais “mão de vaca”, que tende a fugir de programas mais caros, talvez seja o momento de levar isso como um elogio. Afinal de contas, desperdiçar dinheiro apenas para impressionar outras pessoas é uma ideia idiota.