IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

As 9 informações mais bizarras que já colocaram em currículos

Shutterstock
Imagem: Shutterstock

27/09/2016 10h39

SÃO PAULO – O currículo é a principal porta de entrada que os profissionais possuem para buscar novas oportunidades de emprego. Entretanto, alguns erros, mesmo que pequenos, sempre podem aparecer.

A falta de algumas informações, como o endereço, e o uso de algumas expressões clichês, apesar de não serem bem vistas pelos recrutadores, são facilmente esquecíveis.

Habilidades “estranhas”, mentiras, erros de gramática e ortografia, por outro lado, são mais difíceis de serem esquecidos. 

Em entrevista ao site "Business Insider", a diretora de recursos humanos do portal CareerBuilder, Rosemary Haefner, contou que “os que buscam emprego entendem que existe muita competição atualmente e, por isso, tentam usar métodos menos convencionais para se diferenciar e ganhar a atenção do recrutador”.

Veja algumas das informações mais estranhas já mencionadas em currículos, segundo pesquisa da CarrerBuider, que entrevistou mais de 2.000 gerentes de recursos humanos nos Estados Unidos: 

  1. Um candidato listou o hábito de "fumar" como um hobby;
  2. O sobrenome de um candidato foi corrigido automaticamente de Flin para "Flinstone", pois o nome dele era Freddie; a correção faz referência ao personagem do desenho Os Flinstones, cujo nome é Freddie Flinstone;
  3. Uma das qualidades que um candidato listou era ser muito atencioso, mas escreveu a palavra errada no currículo;
  4. Um candidato afirmou que havia trabalhado em uma prisão federal, mas a sua ficha policial aponta que ele estava preso durante o período;
  5. Um candidato listou "fazer longas caminhadas" como uma habilidade;
  6. Um candidato usou frases e falas do filme Star Wars no currículo;
  7. Outra pessoa afirmou que, se a empresa pagasse um salário melhor, ela trabalharia mais;
  8. "Eu não preenchi isso, outra pessoa fez para mim", escreveu um candidato ao final de seu currículo;
  9. Um candidato usou uma moldura de gatos no currículo.