IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

6 passos para alcançar a independência financeira

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

17/10/2016 10h12

SÃO PAULO – Quem não gostaria de simplesmente viver sem se preocupar com trabalho, com acordar cedo ou se terá dinheiro para pagar todas as contas no fim do mês?

O caminho para viver de renda, no entanto, é extremamente longo e exige muita disciplina e foco. Por isso, Bruno Ponciano, sócio da Aequilibrium Investimentos, ensina seis passos para alcançar a independência financeira.

1 - Acabe com as 'dívidas ruins'

“Se você já tem dívidas será necessário honrá-las. Sua prioridade, a partir desse momento, será calcular quanto tempo e dinheiro serão necessários para quitar seus empréstimos, começando pelos mais caros. Estamos chamando aqui de ‘dívidas ruins’ toda aquela obrigação que foi contraída por impulso ou por uma necessidade de status. Não há problema em financiar um carro, mas tem de ser em 60 parcelas? Temos uma das maiores taxas de juros do mundo e quanto maior o prazo maior será o montante pago no final”, comenta.

2 - Invista tempo na construção de seu plano

“Principalmente para quem não tem muita intimidade com números e orçamentos, visualizar o plano ajuda tanto na motivação para executá-lo quanto na identificação de pontos falhos e ‘gordurinhas’ –aquelas pequenas despesas mensais e aparentemente irrelevantes, mas que são as grandes vilãs do orçamento quando somadas ao longo do mês. Passamos em média 170 horas do mês trabalhando, por que não dedicar pelo menos uma hora do mês para seus sonhos e seu futuro?”, questiona o assessor de investimentos.

3 - Ganhe dinheiro

“Durante esse processo da busca da independência, muitas vezes colocamos nosso trabalho e desenvolvimento profissional de lado, e isso está errado. Trabalhar com algo de que você realmente gosta ajuda nessa etapa. Se necessário, invista em cursos de formação e especialização. Só é possível acumular patrimônio se você tiver dinheiro para investir mensalmente. E só é possível ter dinheiro se você tiver uma ou mais fontes de renda. Eu sei, parece óbvio, mas é necessário lembrar. Por melhor investidor que você seja, no começo dificilmente a rentabilidade do seu investimento será maior que sua capacidade de guardar recursos. Por isso, seu principal foco deve estar em ganhar cada vez mais e gastar cada vez menos”, afirma Ponciano.

4 - Calcule quanto sobra de sua renda para investimentos

“Definindo com precisão os limites de seu orçamento, destine parte ou o total do excedente a um investimento que você faça regularmente. Se você optar por um plano de previdência privada, isto estará sendo feito com tranquilidade. Se seu orçamento for disciplinado e você estiver satisfeito com a renda que seu plano financeiro estará garantindo no futuro, não haverá nenhum problema em fazer alguns luxos quando surgir alguma sobra –como o 13º salário, a restituição do Imposto de Renda ou um bônus salarial. O melhor de um bom planejamento financeiro é a oportunidade que ele dá de gastarmos as sobras sem peso na consciência”, diz.

5 – Tenha um patrimônio diversificado

“Você pode chegar à tão sonhada independência de diversas formas e com diversos tipos de investimentos, e não há motivos para adotar uma única estratégia. Só imóveis, ou só renda fixa? Ou então só ações? Por que não ter todas essas opções? Sua renda pode composta por: aluguel de imóveis, dividendos e juros de ações, juros de renda fixa (títulos públicos, debêntures, CRI e CRA), renda de fundos imobiliários, renda de fundos de previdência privada. Para os mais conservadores, a base de seus rendimentos deve ser composta por investimentos que garantam ganho real, ou seja, acima de algum índice de inflação. Assim, seus rendimentos serão sempre atualizados”, declara o assessor de investimentos.

6 – Aproveite a caminhada

“O caminho para a independência financeira deve sempre ser traçado em paralelo com a qualidade de vida. Trabalhar com algo bacana, divertir-se, viajar, curtir seus familiares e amigos, todas essas atividades estão relacionadas com ter qualidade de vida. Aproveite seu tempo da melhor maneira possível, tentando sempre estar próximo às pessoas que realmente são importantes para você. De nada vai adiantar alcançar a independência financeira se você se privou de tudo para juntar dinheiro, trabalhou diariamente 12 horas, não aproveitou seus finais de semana ou não esteve próximo de quem você ama”, afirma.