IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

As lições sobre negócios que 6 filmes do Netflix ensinam

21/10/2016 14h01

SÃO PAULO - Se você quer enriquecer seu conhecimento sobre negócios, você pode fazer isso sem sair de casa, vendo filmes e documentários no Netflix.

Confira aqui quais os 6 filmes e quais as lições que eles transmitem sobre negócios :

1. "The way Steve Jobs has changed the world"

Licão: por que carisma e marketing são tão importantes

Steve Jobs foi um dos mais reverenciados empresários do nosso tempo. O documentário traça um perfil do empresário e conta como ele sempre acreditou em suas ideias, mesmo quando todos disseram que sua empresa não teria sucesso. A história narra a carreira inspiradora de Jobs e seu legado para a tecnologia. 

2. "The Director"

Lição: olhando por trás da cortina de uma das maiores marcas de moda do mundo

Produzido por James Franco, o documentário mostra os bastidores da casa de moda de renome mundial Gucci. Conta a carreira de Frida Giannini, o estilista italiano e diretor criativo da Gucci. Os espectadores podem ver como uma coleção vai do conceito da pista para os armários, e podem aprender muito sobre a construção de uma marca venerável.

3. "Somm"

Lição: como transformar a paixão em sua profissão

O documentário narra a história de um grupo de quatro homens que se prepara para o exame de mestre sommelier, um teste com uma das taxas de aprovação mais baixas do mundo. O filme mostra a obsessão que consome cada um e as pessoas ao redor deles. O longa vai inspirá-lo a perseguir suas próprias ambições e, quem sabe, a iniciar uma carreira da qual você realmente goste.

4. "Jiro Dreams of Sushi"

Lição: dedicação e obsessão pelo sonho podem valer a pena

O documentário de 2011 narra o perfil de Jiro Ono, um sushi chef japonês que é proprietário de um restaurante reverenciado pela qualidade e pelo preço caro: um prato pode chegar a US$ 300. O filme conta como ele se dedica ao seu negócio e como acontece a transferência de responsabilidade de gerência do restaurante para o filho.

Ono quer que seu filho assuma o negócio para ele poder trabalhar no "melhor sushi do mundo". O filme traz dedicação e décadas de trabalho árduo que é preciso para chegar ao sucesso.

5. "Print the legend" 

Lição: como se tornar um visionário 

Um documentário original da Netflix conta a história da corrida pela liderança no mercado de impressoras 3D. Empresas iniciantes como MakerBot e Formlabs competem para serem a próxima gigante da tecnologia e para ganhar a confiança do consumidor, com ideias inovadoras como imprimir calçados e armas de fogo. 

6. "A rede social"

Lição: como um garoto criou um dos maiores impérios da atualidade

O filme conta a ascensão de Mark Zuckerberg com a criação do Facebook. O garoto se tornou uma celebridade no segundo ano de Havard. Além disso, o filme mostra as complicações da vida social e profissional do jovem Zuckerberg.