IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

5 coisas para se fazer imediatamente se você quer viver de renda

24/10/2016 08h59

SÃO PAULO – Viver de renda, sem sombra de dúvida, é o sonho de muita gente. No entanto, quais são os principais passos e medidas que são necessários tomar para conseguir alcançar essa meta? O InfoMoney conversou com assessores de investimento para entender melhor como as pessoas podem fazer para viver de renda.

1 – Tenha disciplina sempre

“Para o investidor que tem a intenção de viver de renda, é necessário ter muita disciplina. Criar o hábito de investir regularmente, definir o quanto precisa poupar por mês e ser fiel a essa estratégia”, comenta Carollyne Mariano, assessora de investimentos da Atlas Invest.

2 – Trace metas

A meta final já está definida: viver de renda. No entanto, e as metas de curto e médio prazo? Quanto dinheiro acumular para conseguir viver o resto da vida de renda? O assessor de investimentos da XCare Investimentos Antonio Brown comenta que o investidor não pode esquecer de traçar metas realistas para atingir seu último objetivo.

3 – Invista bem

“Tão ou mais importante do que a disciplina, escolher bons produtos é essencial na construção de uma carteira, qualquer aumento de rentabilidade que o investidor consiga, ao longo do tempo, fará muita diferença. Pensando no longo prazo, busque sempre investimentos que tragam rentabilidade real, ou seja, que tragam retornos acima da inflação, um bom exemplo são os títulos do Tesouro Direto chamados IPCA + e até mesmo as ações”, aponta Carollyne.

4 – Procure assessoria profissional

“O planejador financeiro ajudará no posicionamento do investidor quanto ao seu momento de vida, ajudará na seleção dos produtos financeiros além de traçar metas que deverão ser alcançadas em determinado período”, aponta Antonio Brown.

5 – Deixe a ansiedade de lado

Planejar-se financeiramente para viver de renda é uma meta de longo prazo que não é simples de ser alcançada. Você enfrentará subidas e descidas do mercado financeiro no caminho e precisa estar preparado. “Ter paciência para o investidor de longo prazo é fundamental, deixar a ansiedade de lado e almejar a colheita dos frutos lá na frente”, comenta Carollyne.