IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

6 erros ao iniciar o dia de trabalho que acabam com sua produtividade

Thinkstock
Imagem: Thinkstock

08/11/2016 10h33

SÃO PAULO – Os primeiros minutos do dia de trabalho podem ser cruciais para que sua produtividade dure nas próximas oito horas. Algumas tarefas que você costuma fazer assim que chega na empresa, no entanto, podem prejudicar seu foco durante o resto do dia. 

O site "Business Insider" elencou uma lista de tarefas simples que você faz no início do dia que podem ser armadilhas para sua rotina e resultados. Confira:

1. Chegar atrasado

Um estudo recente, citado pelo "The Huffington Post", descobriu que os chefes tendem a ver os funcionários que chegam atrasados como menos comprometidos e tendem a dar índices mais baixos de desempenho, mesmo que esses empregados saiam mais tarde.

Além disso, chegar atrasado já faz com que você tenha de começar o dia na correria para recuperar o tempo perdido, o que atrapalha na produção de tarefas que poderiam ser feitas com melhor qualidade caso tivesse chegado no horário correto. Portanto, tente chegar no horário certo –ou até antes.

2. Não cumprimentar seus colegas de trabalho

Você pode criar uma relação saudável com seus colegas conversando com eles por alguns minutos, ou ao menos dizendo “bom dia”. Se você é um líder, por exemplo, e não diz “oi” para sua equipe quando chega, é um sinal ruim, pois sua falta de habilidade interpessoal pode atrapalhar seu desenvolvimento com sua equipe, segundo Lynn Taylor, gestora de carreira especialista em ambiente de trabalho.

Mesmo não sendo um gestor, ficar em silêncio no caminho até sua mesa faz parecer que você é menos acessível e oportunidades podem ser perdidas.

3. Começar a trabalhar sem uma lista de tarefas

Antes de iniciar suas tarefas no automático, tenha uma ideia de como o seu dia vai proceder. Para isso, anote as prioridades e se organize para cumpri-las.

Verifique a agenda para olhar os horários de reuniões, eventos ou conferências que possam estar marcados. Caso contrário, você pode ser pego de surpresa ao ser lembrado de uma reunião importante dez minutos antes de ela começar.

4. Fazer as tarefas mais difíceis no fim do expediente

Uma pesquisa de Stanford sugere que a energia e a vontade de cada um tendem a cair conforme o dia passa. Por isso, é crucial fazer as tarefas mais difíceis no começo do dia para tirá-las do caminho o mais rápido possível.

É natural que a produtividade também vá caindo ao longo do dia, então elimine o que é prioridade primeiro e deixe as tarefas mais fáceis para o fim do expediente.

5. Fazer várias tarefas ao mesmo tempo

Ao chegar no trabalho você pode sentir que está pronto para fazer tudo e inicia uma série de atividades ao mesmo tempo. No entanto, essa pode ser a pior ideia possível.

Fazer várias coisas ao mesmo tempo pode atrapalhar o desempenho das tarefas e você acaba não finalizando nenhuma com qualidade. Sem contar que você perde o foco da primeira tarefa que estava em mente.

6. Pensamentos negativos

Apesar dos contratempos que a vida pode oferecer, como um desentendimento com alguém do trabalho, ou com o parceiro em casa, você não pode iniciar seu dia com pensamentos negativos e pessimistas. Não deixe que essas experiências pessimistas distraiam você das tarefas importantes que devem ser realizadas no trabalho.

Concentrar apenas no trabalho é uma ótima dica para aumentar a produtividade. Separe na sua mente os problemas e mais tarde você pode rever cada um deles.