IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

4 qualidades de um líder de sucesso, segundo executiva

istockphoto
Imagem: istockphoto

10/11/2016 10h09

SÃO PAULO - Aos 38 anos, Kate Cole tem uma carreira de sucesso. Ela já foi garçonete da rede Hooters e hoje é presidente do Grupo Focus, que administra redes como a Cinnabon, que vende doces de canela e que sozinha vale cerca de US$ 1 bilhão (cerca de R$ 3,2 bilhões) de acordo com o "Business Insider".

Cole atingiu a presidência antes dos 35 anos. Durante essa caminhada ela aprendeu o que é preciso para ser um bom líder e agora orienta outros executivos como mentora e investidora de uma startup no Colorado, nos Estados Unidos, que faz consultoria para fundadores de empresas.

Ela elencou quais as principais qualidades que um líder de sucesso deve ter. Confira:

1. Curiosidade

Segundo a executiva, um bom líder é sempre curioso. “Estar disposto a estudar e aprender mais sobre o produto com que trabalha e ter curiosidade de procurar novidades é essencial”, explica Cole. É necessário querer saber mais sobre os próprios investimentos e dos concorrentes.

2. Humildade

“Seja humilde em relação aos seus erros e peça ajuda para fazer correções quando necessárias”, diz Cole. Segundo ela, as pessoas se aproximam quando sabem que você é um líder que além de estar disposto a ajudar, não vê problema em ser ajudado. “Sua equipe sente que pode ajudar a moldar as iniciativas e decisões tomadas em conjunto”, explica.

3. Autoconfiança

Por outro lado, os líderes assumem posições que outras pessoas da equipe não têm autonomia. “Ter confiança em si mesmo para tomar decisões difíceis ou para assumir riscos caso seja preciso é essencial para ser um bom líder”, explica Cole.

Em algum momento será preciso dizer um “não”, ou lidar com situações problemáticas em uma negociação ou algo parecido e estar confiante para executar algumas tarefas é essencial. 

4. Coragem

Além de confiança para acreditar no que está fazendo, um bom líder precisa ter coragem para tirar suas ideias da teoria. “Nem sempre é fácil colocar uma ideia inovadora em prática. É preciso coragem para arriscar e assumir as consequências”, diz Cole.

A executiva alerta que um bom líder deve ter as quatro qualidades trabalhadas em conjunto. “Não adianta ser curioso e humilde, sem ter confiança e coragem, se não suas ideias não saem do papel. E se tiver confiança em excesso acaba trocando os pés pelas mãos em um momento errado”, explica Cole.