IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Eletrobras tem dia positivo na B3; investidores aguardam privatização

Reprodução
Imagem: Reprodução

Da Investing

05/11/2019 15h54

A Eletrobras abriu o dia em alta de 6,73%, com o mercado reagindo positivamente à assinatura do Projeto de Lei (PL) de privatização da estatal, pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), programada para o final desta tarde.

Entretanto, as ações (SA:ELET3 passaram a recuar 0,25% por volta das 12h. Até às 14h45, a variação do dia era de queda de 0,07%.

O mercado entendeu que a devolução da alta durante esta terça foi um movimento normal, não só pela realização de lucros, como também pela precificação do evento de hoje.

A assinatura do PL já era aguardada pelo mercado, o que permitiu com que as ações da Petrobras (SA:PETR4) se valorizassem bastante nos últimos meses. Em agosto, a Eletrobras chegou a alcançar o pico de R$ 47,87 por cada ação.

"O mercado recebe a notícia positivamente. Que bom que isso está acontecendo já neste ano", comentou o analista Vitor Sousa, do Brasil Plural. "As ações só não estão subindo mais, porque já era algo esperado. Agora precisamos avaliar como será todo o trâmite político", destacou Sousa. Ele espera que a privatização da estatal ocorra a partir do segundo semestre de 2020.

O PL apresentado pelo Executivo federal não prevê as ações de Golden Share, mecanismo pelo qual o governo exerce poder veto, mesmo tendo participação minoritária. O mercado vê isso como um fator positivo para a valorização da estatal e espera que o Congresso Nacional não desidrate muito o PL durante a tramitação.