IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

UTZ Certified lança iniciativa sustentável de cultivo de avelãs na Turquia

UTZ Certified

23/04/2014 10h00

AMSTERDÃ, Países Baixos, 23 de abril de 2014 /PRNewswire/ --  A UTZ Certified está lançando uma iniciativa-piloto de três anos na Turquia, com o objetivo de levar padrões sólidos de sustentabilidade para o cultivo de avelãs. Um projeto piloto será implementado em três regiões produtoras de avelã do país –  Trabzon e Giresun, no nordeste, e Duzce no noroeste –estima-se que cerca de 175 agricultores participarão do projeto nessas regiões. Os membros do UTZ, como a Migros/Delica AG, Natra e o REWE Group, colaboram de maneira ativa com essa iniciativa.

(Photo: http://photos.prnewswire.com/prnh/20140416/680844 )

A UTZ é o primeiro sistema de certificação que aborda a sustentabilidade no cultivo de avelãs. Durante o projeto piloto, a UTZ Certified aplicará um conjunto de requisitos que engloba condições de trabalho seguras e saudáveis, boas práticas de agricultura e proteção do meio ambiente, para levar o setor de avelãs à produção sustentável.

A Turquia representa mais de 70% da produção de avelãs do mundo, e a maior parte é importada por países europeus para ser usada no setor de confeitaria, largamente, também, envolvendo cacau. Esse setor está consciente da necessidade de melhores medidas de sustentabilidade, o que levará a produtos de melhor qualidade para os consumidores.

"A UTZ está disposta a aceitar o desafio e espera colocar no mercado sua primeira produção de avelãs certificada no início de 2016", afirmou Han De Groot, diretor executivo do UTZ Certified.  "A UTZ provou que, com os esforços comprometidos de parceiros do comércio, setor de alimentos, varejo e ONGs, é possível investir em um programa de sustentabilidade confiável para o cacau, café e chá. Agora é o momento de aplicar nossa experiência no setor de avelãs", concluiu.

Os requisitos para o cultivo sustentável de avelãs foram desenvolvidos em consulta com agricultores, indústria, instituições governamentais, ONGs e outros atores da cadeia. Eles foram compilados em um projeto de módulo de avelãs, desenvolvido para acompanhar o principal código de conduta do UTZ Certified. O módulo estará aberto para consulta pública no site do UTZ entre os dias 10 de março e 14 de abril, e uma segunda sessão de consulta estará disponível em 2015.

Sobre o UTZ Certified

A UTZ Certified é um programa e um selo para o cultivo sustentável de café, cacau e chá. Sua missão é criar um mundo onde o cultivo sustentável seja a norma. O programa UTZ permite que os agricultores aprendam melhores métodos de cultivo, aprimorem as condições de trabalho e cuidem mais das pessoas e do meio ambiente. A conformidade com nossos requisitos estritos por parte das propriedades agrícolas e empresas com certificado UTZ é monitorada de perto por acreditadores independentes. Para mais informações, acesse: 

http://www.utzcertified.org

FONTE UTZ Certified