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IBRI: 16º Encontro de RI e o desafio do profissional de RI na criação de valor

IBRI

24/07/2014 17h29

SÃO PAULO, 24 de julho de 2014 /PRNewswire/ -- "Em quase dois anos na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) aumentou minha crença de que o impacto que a área de RI tem em questões estratégicas da empresa é enorme", ressaltou Leonardo Pereira, presidente da autarquia, no 16º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais. O evento é promovido anualmente pelo IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) e pela ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas). Segundo Leonardo Pereira, esse papel do RI tende a ser maior se a equipe for bem preparada, treinada e equipada.

Na ocasião, o IBRI lançou a campanha o "RI cria valor", que de acordo com Geraldo Soares, presidente do Conselho de Administração do IBRI, tem o objetivo de alterar a visibilidade da área de RI e sua estruturação dentro das companhias brasileiras, especialmente em empresas de menor porte. Soares enfatizou que quanto mais se puder contar com melhores profissionais, maior será o número de empresas melhores e, consequentemente, haverá mais transparência.

O presidente da ABRASCA, Antonio Castro, disse que para o profissional de RI que representa a empresa externamente é um desafio muito grande gerar valor. Na visão do presidente da CVM, a evolução do profissional tende a continuar, inclusive nos quesitos de transparência e qualidade das informações.

Experiência Internacional para criar valor em RI

"A comparabilidade entre os trabalhos desenvolvidos entre as empresas é muito importante para a profissão de RI", afirmou Jeff Morgan, presidente do NIRI (National Investor Relations Institute). Ao falar sobre as competências, habilidades e expertise requeridas para ser um profissional de RI o executivo mencionou pesquisa feita pelo NIRI junto a quase 1000 profissionais de RI. Os executivos detalharam informações sobre a  função de RI, o que fez com que o NIRI chegasse a 10 áreas que os RI's devem ter bom entendimento para obterem sucesso na função, são elas: formulação estratégica; planejamento de RI, implementação e medição; desenvolvimento da mensagem; marketing; reporte financeiro e análise; visão de negócio; consultoria estratégica e colaboração; mercado de capitais e estrutura de capital; compliance regulatório e governança corporativa.

Uma das mensagens de Barbara Gasper, RI da Mastercard, foi de que o profissional de RI deve construir sua credibilidade com o mercado, bem como a empresa sempre dizendo a verdade, mesmo que a informação que ele tem que divulgar não seja positiva para a companhia. Segundo Barbara Gasper, o RI deve conversar com os investidores e questionar o que deve ser melhorado.

Vitor Fagá, diretor presidente do IBRI, mencionou o caso de uma empresa em que antes da earnings call o profissional de RI procurou se antecipar sobre as perguntas que seriam feitas. Para ele, um sucesso como esse pode criar muito valor para a companhia como um todo. "Vale a pena investir tempo se preparando", finalizou. 

O 16º Encontro Nacional de RI é patrocinado pelas empresas: Apsis, Banco do Brasil, BM&FBOVESPA, Bloomberg, BNY Mellon, Bradesco, CEMIG, Chorus Call, Conference Call Wittel, Deloitte, Deutsche Bank, Diligent Board Member Services, Economatica, FIPECAFI, GreenbergTraurig, IOS, Intralinks, Itaú Unibanco, J.P.Morgan, Luz Publicidade, MZ, Petrobras, PwC, Quantum, RR Donnelley, SABESP, Santander, SulAmérica, TheMediaGroup, VALE e Valor Econômico.

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FONTE IBRI