IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

G100® Brasil debate Os Rumos da Economia Nacional e Internacional, e os Impactos do Ambiente Tributário

G100(R) Brasil

02/09/2014 18h05

SÃO PAULO, 2 de setembro de 2014 /PRNewswire/ -- Na reunião do G100® Brasil | Núcleo de Estudos do Desenvolvimento Empresarial e Econômico deste mês debateu-se sobre os rumos da economia mundial e os impactos do ambiente tributário.

A competitividade, hoje, para o Brasil não é mais local, mas mundial. Para o país integrar as cadeias de valor globais precisa acabar com as barreiras de comércio tarifárias e não tarifárias e promover a facilitação do comércio. Atualmente, 66% do comércio internacional são de bens.

Os países desenvolvidos são mais abertos para os mercados internacionais. Atualmente, estes países estão tirando as tarifas e aumentando as barreiras regulatórias. Governos que gastam muito têm altas tarifas tributárias, como é o caso do Brasil. A economia brasileira continua fechada. O governo tem apostado em acordos bilaterais quando o mundo vem apostando nos acordos regionais e multilaterais. Nos últimos 30 anos, foram firmados mais de 400 acordos na OMC. No Brasil, apenas o MERCOSUL.

É importante considerar que o Brasil está geograficamente longe das cadeias regionais. Além disso, temos uma baixa eficiência portuária no País (aumenta o custo direto e gera custos de atraso). No Brasil, o processo para exportar leva em média 07 dias (média mundial é de 03 dias).

Neste contexto, a carga tributária no Brasil é maior do que a média dos países da OCDE. Também é mais alta que a média da América Latina e dos países do BRICS.

Outro tema de atenção se refere aos litígios tributários. O tempo de uma disputa pode chegar entre 14 e 16 anos. O Brasil já tem melhorado nesta questão e vem passando por várias reformas tributárias, mas elas ainda não defendem o contribuinte. Como tendência, é importante o Brasil olhar para o que o G20 está posicionando com relação à carga tributária. O que o país precisa é de uma simplificação tributária.

Sobre o G100® Brasil

G100® Brasil é um grupo formado por 100 Membros (Acionistas e Presidentes) efetivos e nomeados, congregando os mais eminentes líderes de nosso País, através dos reconhecidos resultados em suas carreiras, no que tange ao desenvolvimento da sociedade e de suas organizações. Orientado pelas Alianças de Conteúdo com a FGV Fundação Getúlio Vargas e ESPM Escola Superior de Propaganda e Marketing, além de uma ampla rede de Parceiros Estratégicos Nacionais e Internacionais. Fonte: G100® Brasil.

Contato:

Deborah Jacob

(11) 98925-4970

FONTE G100(R) Brasil