IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Abraceel: Consumidor residencial pagaria até 30% menos a conta de luz no Mercado Livre de Energia

Abraceel

18/09/2014 15h00

SÃO PAULO, 18 de setembro de 2014 /PRNewswire/ -- Uma economia de até 30%. Esse seria o montante poupado pelo consumidor residencial caso pudesse escolher seu provedor de energia. O valor, calculado a partir de uma comparação dos preços de energia cobrados pelas principais concessionárias do País em relação aos valores livremente negociados, integra estudo realizado pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel).

A maior economia se verifica para os consumidores mineiros. Se pudessem migrar para o mercado livre de energia, conseguiriam um desconto de 30% em média na tarifa. Já os paulistas do interior conseguiriam 19%. Os fluminenses 25%. Os baianos teriam 10% e os pernambucanos 20%.

"Percebe-se que a livre concorrência possibilitaria uma redução na conta de luz maior do que a que o governo tentou em 2012", explica Reginaldo Medeiros, presidente da Abraceel, entidade que promove a campanha "A Energia da Democracia é Livre", com conjunto com outras 60 empresas e organizações no Brasil. "A portabilidade na conta de luz, portanto, é um tema vital no setor elétrico", conclui.

A mudança do consumidor residencial para o mercado livre é tecnicamente simples. A instalação elétrica de sua residência permanece a mesma, sem necessidade de troca de fios e equipamentos. O que vai mudar é apenas o seu contrato de fornecimento de energia. "Tal qual ocorre com a portabilidade na telefonia, será apenas como substituir o chip no aparelho", esclarece Medeiros.

Sobre a Abraceel

Fundada no ano 2000, a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) conta com 65 empresas participantes, responsáveis por 98% dos contratos contabilizados no âmbito do mercado livre. Para acompanhar as ações da campanha "A Energia da Democracia é Livre", basta visitar o site www.maisenergialivre.com.br e fazer o cadastro.

Para mais informações, favor contatar:

Kelly Feltrin

Retoque Comunicação

Telefone: (11) 3088-0990

E-mail: kelly.feltrin@retoquejor.com.br  

FONTE Abraceel