IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Líderes religiosos cristãos e muçulmanos se reúnem para condenar o ISIS e a violência no Iraque e na Síria

KAICIID Dialogue Center

19/11/2014 22h36

VIENA, 19 de novembro de 2014 /PRNewswire/ -- 

Referência cruzada: foto disponível na epa – european pressphoto agency ( http://www.epa.eu ) e  http://www.presseportal.de/pm/115322/2885391  -

Em uma demonstração sem precedentes de solidariedade entre várias religiões, líderes das comunidades cristã, muçulmana e de outras comunidades do Iraque, da Síria e de outra região mais ampla do Oriente Médio condenaram hoje a violência em nome da religião e convidaram a comunidade internacional a proteger a diversidade cultural no Iraque e na Síria.

Foto:  http://photos.prnewswire.com/prnh/20141119/717646

Hoje, líderes religiosos das comunidades sunita, xiita e cristã, do mandeismo e dos yazidi no Oriente Médio lançaram em conjunto a Declaração de Viena, "Unidos contra a violência em nome da religião", na conferência internacional organizada pelo KAICIID Dialogue Centre.

É a primeira vez que líderes religiosos de tantas religiões diferentes em uma região de crise se unem para condenar a opressão, a marginalização, a perseguição e a matança de pessoas em nome da religião.  

Os líderes religiosos reconheceram que o atual conflito no Iraque e na Síria tem como alvo os seguidores de todas as religiões. Juntos, rejeitaram qualquer tipo de violência em nome da religião, bem como os ataques de grupos como o ISIS, que alegam a legitimidade dos seus atos com base nos ensinamentos do Islã. Eles também condenaram a grave violação aos direitos humanos no Iraque e na Síria, principalmente contra cristãos e yazidi, entre outros grupos étnicos e religiosos.

Os líderes religiosos enfatizaram o direito que todas as pessoas têm de serem tratadas de maneira digna e humana, independente de suas tradições religiosas. As atrocidades cometidas em nome da religião são crimes contra a humanidade e contra a religião. A declaração também rejeita e condena o apoio ou patrocínio ao terrorismo.

Em conjunto, os líderes religiosos expressaram solidariedade coletiva a todos os oprimidos por esses acontecimentos, principalmente às pessoas que foram expulsas de suas casas. Eles pediram às autoridades políticas e à comunidade internacional que não meçam esforços para ajudar essas pessoas a voltarem para seus lares.

Ao falar após a reunião, Faisal Bin Muaammar, secretário geral do KAICIID, o organizador internacional da conferência, afirmou: "A manipulação da religião no Iraque e na Síria tem consequências terríveis para os seres humanos. Hoje testemunhamos um motivo de esperança: a convicção e a determinação dos líderes religiosos de várias vertentes, falando em uma só voz, para deixar claro que o ISIS e os demais grupos extremistas não agem em nome da religião".

"O KAICIID Dialogue Centre teve o privilégio de reunir esses líderes religiosos e compromete-se a trabalhar com eles, bem como com nossos parceiros da comunidade internacional, para ajudar a levar a paz às pessoas que sofrem com essa crise e para garantir que o mundo escute este chamado."

Os participantes da conferência do KAICIID, "Unidos contra a violência em nome da religião", também recomendaram iniciativas para promover a coesão social e a construção da paz na região. A implementação das iniciativas será supervisionada por um comitê inter-religioso permanente e por grupos de trabalho de várias instituições de diálogo e inter-religiosas.

Para mais informações sobre a conferência e a declaração, acesse:  http://religionsunite.org/

Entre em contato com o KAICIID Dialogue Centre:

Peter Kaiser

Diretor de comunicações

Schottenring 2, 1010 Viena

Celular: +43-664-231-0593

E-mail:  peter.kaiser@kaiciid.org

FONTE KAICIID Dialogue Center