IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Laboratório ThoMSon (UNICAMP) e Agilent iniciam parceria em química forense

Agilent Technologies

25/11/2014 13h28

SÃO PAULO, 25 de novembro de 2014 /PRNewswire/ -- Atuando como  laboratório "CSI" brasileiro, em parceria com polícias científica, civil e federal e importantes centros de pesquisas, o Laboratório ThoMSon de Espectrometria de Massas (EM), vinculado à Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP),  estabeleceu parceria com Agilent Technologies, em pesquisa em química forense.  

Está em operação, no ThoMSon, o sistema Agilent 6550 iFunnel Q-TOF LC/MS com fonte de ionização Dual AJS ESI, que  identifica compostos em ultratraço, com alta exatidão, precisão  e seletividade. 

"Não se faz boa ciência sem instrumentação científica e sem parceria entre  academia e empresas de alta tecnologia. Este tipo de parceria é fundamental para o progresso da sociedade", afirma Dr. Marcos Nogueira Eberlin, coordenador do ThoMSon e  presidente da International Mass Spectrometry Foundation e da BrMASS-Sociedade Brasileira de Espectrometria de Massas.

"Essa colaboração possibilita que um centro de referência, como o ThoMSon, utilize todos recursos do Agilent 6550 iFunnel Q-TOF LC/MS, em suas diversas aplicações ", afirmou Cintia Matuyama,  Gerente do Centro de Excelência da Agilent Brasil.

Utilizando técnicas de EM em química, bioquímica, ciências médicas, farmacêuticas, de alimentos, novos materiais e proteomia,  o ThoMson forma pesquisadores, e profissionais, qualificando-os para atuar em diferentes aplicações, e também mestres, doutores e pós-doutores.

O que é espectrometria de massa? Método que "manipula" e mede massa e  composição de átomos e moléculas em fase gasosa, EM é rápida, seletiva e sensível, permitindo   desenvolvimento de técnicas de identificação, entre outros fins, de cédulas falsas de dinheiro, combustíveis adulterados, impressões digitais, ou idade de tintas em documentos, para uso forense.

Um dos maiores e melhor equipados centros em EM, o ThoMSon já formou cerca de 150 profissionais que atuam no Brasil e exterior. No Brasil, colabora com pesquisadores de universidades, como USP, UNESP, UFSCAR, UnB, UFMG, UFRJ, e UFF, e empresas e órgãos governamentais.  No exterior, com entidades como York University, Florida State University, Vanderbilt University Medical Center e Laboratório Aston da Purdue University (EUA). Tem financiamento FAPESP, CAPES, CNPq e ANP-Petrobras. 

 Sobre a Agilent  Technologies - Empresa global líder medição analítica  em biociências, diagnósticos e química aplicada, é a principal parceira de laboratórios para um mundo melhor.  Atua em mais de 100 países, fornecendo instrumentos, software, serviços e produtos consumíveis para todo o trabalho de laboratório.  No ano fiscal de 2013, apresentou ganhos de US$3,9 bilhões.  Emprega cerca de 11.000 funcionários em todo mundo. Mais informações, www.agilent.com  

SPMJ Comunicações

spmj@spmj.com.br

Tel.: 55-11-3289-2699

FONTE Agilent Technologies