IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Derrick de Kerckhove abre segundo dia da feira IT Forum Expo/Black Hat

IT Forum Expo / Black Hat

26/11/2014 18h48



SÃO PAULO, 26 de novembro de 2014 /PRNewswire/ -- "Temos quase que o poder da criação dos Deuses nas mãos", diz o keynote speaker internacional Derrick de Kerckhove, professor da Universidade de Toronto, no Canadá, no segundo e último dia de conferência do IT Forum Expo/ Black Hat, principal feira de Tecnologia da Informação da América Latina.

 

Derrick comentou sobre a evolução e velocidade da movimentação das informações precedida pela descoberta da eletricidade "uma vez que a linguagem é tomada pela eletricidade, você não tem mais controle", comenta. A partir daí, traçou um panorama do futuro da sociedade por meio de novas palavras de um dicionário de inovação para 2030, de Thomas Klinkowstein.

 

"Atualmente, o Big Data nos possibilita ter toda a realidade aumentada, mas seria ele o nosso novo inquisidor?", questiona ao publico ao citar que, apesar do avanço, a vigilância acontece o tempo todo e não temos mais controle do que ele chamou de "novo big brother". O professor também destaca a transição como um processo de transformação da linguagem. "A comunicação que era oral, passou a ser também escrita e agora estamos em um terceiro estágio que é a comunicação do ciberespaço, onde há uma mistura entre o mental e o físico. Éramos transparentes, ficamos mais restritos e agora a transparência voltou quase total e somos transparentes para o mundo", comenta Derrick, analisando o aspecto negativo da perda de privacidade devido ao tamanho avanço.

 

O teórico destacou como referência desse processo de evolução a impressão 3D, a descoberta da Internet das Coisas, a realidade aumentada, o reconhecimento facial e até mesmo o mapeamento digital de pensamentos, e falou sobre as próximas tendências. "Oavatar será uma realidade possível, porque iremos querer vivenciar mais de uma experiência ao mesmo tempo", afirma.



Para o professor, ainda não sabemos o que vai acontecer exatamente, mas podemos prever que os profissionais de TI serão fundamentais para nossa proteção, que será uma preocupação e finaliza: "Os problemas do mundo também virão da internet, o que precisamos fazer é esperar que as guerras se acalmem para usarmos a nossa imunidade como nossa pele", conclui.

Contato: Assessoria de Imprensa – Fato Relevante Tel.: (11) 4328-3490/91

Adriana S. Silva:  adriana@agenciafatorelevante.com.br  ou Nívea Biazotto:  nivea@agenciafatorelevante.com.br

FONTE IT Forum Expo / Black Hat