IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

RCE G100 Reunião de Consenso Econômico Novos Cenários e Tendências Econômicas Nacionais e Internacionais 2015

G100 Brazil

27/02/2015 12h04

SÃO PAULO, 27 de fevereiro de 2015 /PRNewswire/ -- Na recente Reunião de Consenso Econômico do G100 Brasil realizada, debateu-se sobre os novos cenários e tendências econômicas nacionais e internacionais 2015. No cenário mundial, o contexto é de desaceleração, provocada pela deflação mundial, com consequências sobre dos balanços das empresas, pela redução das receitas. Mais do que e a queda das commodities, a deflação transformou-se em forte tendência para 2015.

Na Europa o crescimento econômico continuará muito baixo, mantendo elevadas taxas de desemprego e ameaças do movimento deflacionário ressurgir. Na Alemanha, o crescimento deve desacelerar, conforme os últimos informes de seu Banco Central.

No mercado asiático, no Japão, a situação é também de deflação, com a economia próxima à estagnação. O governo, conta com respaldo popular e esforça-se para superar as quedas dos preços. Já na China esforça-se por manter crescimento de 7% ao ano para atender a demanda de mão de obra e teme que seus incentivos monetários possam virar bolha.

Os Estados Unidos apresentam crescimento, com inflação e desemprego declinantes. Simultaneamente conseguiram apresentar déficits fiscais e externo declinantes. Ostentam um crescimento sólido e recuperação consistente. É o país com maior contribuição ao crescimento mundial, mantendo aumento contínuo do nível de emprego e da massa salarial.

Quanto à América Latina é possível ver crescimentos do lado do Pacífico. Do lado Atlântico, as economias estão desarrumadas, muito dependentes de preços das commodities. A Argentina é tida como uma economia débil. O México tem melhor situação, dado desempenho industrial e conexões com os Estados Unidos. A Venezuela, depois da destruição de sua base industrial, caminha para o default que acarreta em impactos negativos na economia colombiana.

O Brasil fechou 2014 com um crescimento pequeno e inflação elevada, próxima do teto superior da meta. Para 2015, as expectativas sobre a inflação estão mantidas em patamares elevados. Soma-se a isso a valorização do dólar, que encarecem as importações nacionais.

Sobre o G100 Brasil

Compõe-se o G100 Brasil de 100 Membros (Acionistas e Presidentes) efetivos e nomeados, congregando os mais eminentes líderes de nosso País, através dos reconhecidos resultados em suas carreiras, no que tange ao desenvolvimento da sociedade e de suas organizações. Seu conteúdo é orientado pelas Alianças com a FGV Fundação Getúlio Vargas e ESPM Escola Superior de Propaganda e Marketing, além de uma reconhecida rede de Parceiros Estratégicos Nacionais e Internacionais. http://www.g100brasil.com.br

 

Rodrigo Romero – CEO G100 Brasil

Para imprensa:

MACOB Communications

Deborah Jacob – djacob@macob.com.br (11 9.8925-4970)

 

To view the original version on PR Newswire, visit: http://www.prnewswire.com/news-releases/rce-g100-reuniao-de-consenso-economico-novos-cenarios-e-tendencias-economicas-nacionais-e-internacionais-2015-300042791.html

FONTE G100 Brazil