IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Novos domínios .ong e .ngo já estão disponíveis em todo o mundo

Public Interest Registry

06/05/2015 09h00

RESTON, Virgínia, 6 de maio 2015 /PRNewswire/ -- Depois de três anos de pesquisa e desenvolvimento pela Public Interest Registry, a operadora sem fins lucrativos do domínio .org, OnGood já está generalizadamente disponível  organizações não governamentais (ONGs) em todo o mundo. Ancorado pelo pacote e novos domínios .ong e .ngo, o OnGood é uma suíte de serviços online exclusivos para ONGs, a fim de ajudá-las a fortalecer sua presença online, melhorar a visibilidade e melhor se conectar com seus grupos de apoio.

Projetado para ser o primeiro diretório global online para ONGs, o OnGood reúne essas organizações através dos nomes de domínio .ong e .ngo -- nomes de domínio inteiramente novos e exclusivos, disponíveis apenas a ONGs homologadas. Agora, os solicitantes de registro têm a oportunidade de criar um perfil online personalizável, para exibir suas missões, campanhas, conteúdo multimídia e outras informações, além de coletar doações. Adicionalmente, os usuários da Internet em todo o mundo podem, facilmente, fazer buscas de organizações de seu interesse no OnGood, tendo a segurança de que websites que terminam em .ngo e .ong representam ONGs autênticas, legalizadas e independentes.

"Desde seus primórdios, a Internet tem sido um fórum de troca de informações e um veículo para se conectar com outros, proporcionando às ONGs uma plataforma bastante necessária para promover suas missões. Mas o cenário tem se tornando progressivamente tumultuado, tornando-se difícil para os usuários da Internet determinar que organizações são realmente confiáveis", disse o CEO da Public Interest Registry, Brian Cute. "Depois de falar com mais de 16.000 ONGs similares, em mais de 40 países, descobrimos que a credibilidade era um dos maiores desafios, de forma que desenvolvemos o OnGood, para ser parte da solução. Ao combinar o valor de uma identidade de nome de domínio válido com um website comunitário abrangente, o OnGood será a sede online para ONGs de todos os tamanhos".

No Brasil, estima-se que há mais de 338.000 ONGs, para as quais é importante ter uma forte presença online, para ter visibilidade e para levantar fundos. Ainda assim, muitas ONGs brasileiras, tais como pequenas organizações em cidades remotas do Brasil, não têm websites. Além disso, os doadores internacionais são fundamentais para as ONGs brasileiras, considerando que o Brasil se classifica em 90o lugar, globalmente, em doações beneficentes, de acordo com o Índice Mundial da Generosidade de 2014 (2014 World Giving Index) da Charities Aid Foundation. O OnGood irá ajudar as ONGs de todos os tamanhos a melhorar suas identidades online, de forma que possam ser facilmente encontradas e possam levantar fundos entre usuários da Internet em todo o mundo.

"Num mundo globalizado e com desafios também globais, é estratégico garantir que ONGs sérias se articulem cada vez mais.  Aderimos imediatamente à esta original idéia porque a OnGood, além de ampliar ainda mais a inserção local, nacional e internacional da Gestos, é uma ferramenta eficaz de validação da nossa credibilidade.", disse a presidente da Gestos, Alessandra Nilo. "Sem dúvida a OnGood será um meio inovador para fomentar novas parcerias e diálogos."

O presidente do Instituto Filantropia, Marcio Zempelini, acrescentou: "Participar do OnGood é ter um selo social válido no mundo todo e, com ele, ganhar visibilidade internacional."

Ao fazer o registro, os membros recebem o nome de domínio .ong ou o nome de domínio .ngo como um pacote. Os dois nomes, .ong e .ngo, refletem as abreviações da designação "Organização Não Governamental" – ONG, em português e outros idiomas latinos, e NGO para o público de idioma inglês. Para cada registro de pacote de domínio, os membros recebem uma página para perfil no diretório do OnGood, o que lhes permite ter páginas diferentes para várias causas e campanhas, podendo manter um link entre elas ou mantê-las separadas.

Os usuários da Internet podem recorrer ao OnGood para fazer buscas de ONGs por causa, geografia, palavra-chave, etc. Os resultados da busca podem ser exibidos em diversas opções de visualização, com base nas preferências do usuário, incluindo em um mapa do mundo. O OnGood é otimizado para visualização em computadores, tablets e outros dispositivos móveis e está disponível em cinco idiomas: português, inglês, francês, alemão e espanhol.

Para se tornarem membros do OnGood, todas as ONGs devem atender exigências específicas de qualificação e passar por um processo de homologação. A Public Interest Registry trabalhou de perto com a comunidade global de ONGs para desenvolver um processo de homologação, que requer de todos os membros do OnGood o seguinte: (1) atuar em favor do interesse público; (2) ser uma organização sem fins lucrativos; (3) ter influência limitada do governo; (4) ser composta por pessoal independente ou membros; (5) estar se esforçando ativamente para cumprir suas missões; (6) operar de uma maneira estruturada; e (7) ser legalizada. Auditorias contínuas serão realizadas para garantir a credibilidade da comunidade do OnGood e os usuários poderão relatar qualquer atividade questionável.

Para mais informações, por favor, visite www.OnGood.ngo . Para se registrar no OnGood, por favor, visite https://www.ongood.ngo/portal/registrars

Sobre a Public Interest Registry

A Public Interest Registry é uma organização sem fins lucrativos que opera o domínio de nível superior .org, o terceiro maior domínio de nível superior "genérico" do mundo, com mais de 10,5 milhões de nomes de domínio registrados mundialmente, e que lançou recentemente os domínios .ngo e .ong e o website comunitário OnGood. Como defensora da colaboração, proteção e segurança na Internet, a Public Interest Registry assumiu a missão de capacitar a comunidade não comercial global a usar a Internet de uma maneira mais eficaz e a ocupar uma posição de liderança entre os grupos de interesse na Internet, no que se refere a políticas e outras questões relacionadas ao sistema de nomeação de domínios. A Public Interest Registry foi fundada pela Internet Society (internetsociety.org) em 2002 e é sediada em Reston, Virgínia, EUA.

Contato:

Patricia Calazans

(81) 3463-0300

pCalazans@latinapr.net.br

FONTE Public Interest Registry